Buscando sugestões para:


Patrocinio Dunlop Patrocinio Dunlop
Mobilidade para quê?

Entregador de bike: condições precárias prejudicam a saúde

Apesar de o exercício físico ser saudável, trabalhadores enfrentam riscos e pressões diárias

2 minutos, 12 segundos de leitura

24/07/2022

Por: Redação Mobilidade

Entregador de bike sofre com sobrecargas, cobranças e exposição à poluição. Foto: Getty Images.

De acordo com trabalho de doutorado da USP (Universidade de São Paulo), condições precárias prejudicam a saúde do entregador de bike. Apesar de ser um exercício físico saudável, há muitos riscos e pressões diárias. Por exemplo, o entregador de bike sofre com sobrecargas, cobranças e exposição à poluição. Além disso, há o risco de lesões e acidentes. 

O estudo foi feito por Eduardo Rumening Souza na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE /USP). Para fazer a tese, ele acompanhou esse trabalho na cidade de São Paulo. As entregas foram acompanhadas ao longo de 2021.

O autor analisou a qualidade de vida dos ciclistas. Na prática, ele pedalou junto com os entregadores por quatro horas por dia. Para a pesquisa, ele levantou diversos dados. Por exemplo, vida social, poluição, trajetos, intensidade e esforço físico.

Resultados do estudo

De acordo com o estudo, há um modelo de negócio que estimula a competição. Quanto mais entregas, mais os trabalhadores ganham. Além disso, a performance é calculada e o entregador de bike ganha pontos. Assim, o profissional busca a eficiência. Como resultado, ele carrega cada vez mais peso e mais rápido. Por consequência, faz muito mais esforço físico. 

O estudo traz outros pontos que preocupam. Por exemplo, os ciclistas inalam cinco vezes mais poluentes do que uma pessoa em um carro ou ônibus. E é possível que este número seja ainda maior. Afinal, o estudo foi feito em meio à pandemia de covid-19, quando havia menos carros nas ruas.

Benefícios ao entregador de bike

Mesmo que haja muitos riscos e pressões, a pesquisa também aponta pontos positivos. Afinal, o entregador de bike acaba tendo ganhos à saúde. Por exemplo, o exercício físico ativa respostas anti-inflamatórias do corpo. Assim, o organismo acaba ficando menos reativo aos poluentes.

Portanto, o exercício físico acaba sendo benéfico para o entregador de bike. Deste modo, se o profissional conseguir reduzir os demais riscos, pode aliar trabalho a saúde. Entretanto, é relevante que o entregador de bike tome cuidado. Entre os principais pontos de atenção é o risco de acidentes e lesões.

Na prática, é essencial seguir as regras de trânsito e evitar esforço em excesso. Portanto, a competição nunca pode ficar acima da saúde. Ao seguir estas recomendações, o entregador de bike consegue ter menos danos à saúde e ainda ter um trabalho que o ajuda a se manter saudável.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login