Honda Biz: sucesso entre as mulheres, motoneta completa 25 anos

Características como a facilidade de pilotagem, o baixo consumo de combustível e o espaço sob o assento conquistaram as mulheres. Fotos: Divulgação/Honda

02/10/2023 - Tempo de leitura: 4 minutos, 45 segundos

Lançada no final de 1997, mas já como modelo 1998, a Honda Biz comemora 25 anos em produção. Características, como facilidade de pilotagem, praticidade e economia de combustível, tornaram a motoneta (ou CUB) um sucesso de vendas. Em mais de duas décadas, a Honda já produziu mais de 6 milhões de unidades da Biz em sua fábrica de Manaus (AM).

A Biz também ocupa o posto de segunda moto mais vendida do Brasil, com mais de 100 mil unidades apenas este ano, atrás apenas da campeã de vendas CG 160. Grande parte dos compradores do modelo são do sexo feminino. De acordo com dados da Abraciclo, associação dos fabricantes de motocicletas, 70% dos usuários de motonetas são mulheres.

“Comemorar os 25 anos da Honda Biz é um grande orgulho, pois é um modelo desenvolvido totalmente no Brasil, por brasileiros e para brasileiros. O modelo superou as expectativas quando lançamos, inclusive com uma campanha publicitária que marcou época. Hoje, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB, elas conhecem a Biz e isso é resultado de um forte trabalho ao longo dos anos e da admiração aos clientes”, ressalta Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Honda Motos & CRM da Honda South America.

Biz usa receita japonesa com “tempero brasileiro”

Para contar a história da Biz, precisamos voltar a década de 1950, no Japão, quando o fundador da empresa, Soichiro Honda criou um novo conceito de motocicleta. Uma moto “pequena”, tão fácil de pilotar – “que o entregador de soba (uma espécie de macarrão japonês) pudesse conduzir com uma mão só”, imaginava Soichiro.

Da ideia de Soichiro nasceu, em 1958, a Super Cub, uma receita que se tornou sucesso mundial. Desde então, a Honda já vendeu mais de 100 milhões de unidades de diversas versões ao redor do mundo. Todas, contudo, tinham em comum o mesmo conceito.

Entre as variações temos a Honda Biz, lançada em 1998. Apesar de contar com o conjunto motriz semelhante à Super Cub original, formado por motor horizontal, embreagem centrífuga automática e câmbio sequencial, a Biz acrescentou um “tempero” brasileiro à receita japonesa.

O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Brasil teve a sacada de trocar a roda traseira de 17 polegadas por outra de menor diâmetro (14’’). Dessa forma a versão nacional também ofereceria um espaço porta-objetos sob o assento.

“A princípio não foi fácil fazer os japoneses entenderem nossa ideia. Eles não concebiam uma CUB com rodas de diâmetros diferentes”, relembra Ruy Nakaya, engenheiro da Honda à época e hoje aposentado.

Após muita discussão, os brasileiros provaram que a ideia funcionava na prática. Estava criada a Biz, um dos grandes sucessos da marca no País.

Além de oferecer espaço sob o assento, outra grande inovação do modelo foi a combinação de roda 17’’, com pneu fino na frente, e aro 14’’, com pneu mais largo e alto atrás. Dessa forma, a Biz consegue enfrentar com mais estabilidade e segurança os diferentes tipos de terrenos das ruas e rodovias brasileiras.

Evolução da Honda Biz

Embora mantenha mesma receita criada há mais de 60 anos com a Super Cub, a Biz tem evoluído ao longo dos anos. Confira a trajetória da famosa motoneta ao longo desses 25 anos:

C 100 Biz, a primeira

Lançada em 1998, com o nome C100 Biz, o modelo caracterizava-se pela posição de pilotagem, em que o condutor permanecia sentado, proporcionando agradável sensação de comodidade.

Além disso, foi a primeira CUB do mundo a oferecer espaço sob o assento para acomodar o capacete e pequenos objetos, sem perder a agilidade e o baixo consumo de combustível. Da antecessora C100 Dream, herdou o motor e o câmbio, mas chegou com design diferenciado, com linhas e cores mais modernas.

Motor maior

A primeira grande atualização aconteceu em 2005, com a versão com motorização de 124,9 cilindrada que passou a se chamar Honda Biz 125.

Biz 125

Em 2009, foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber a moderna injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível.

Biz flex

Biz 125 Flex

A Biz 125 ganhou um novo visual e a tecnologia bicombustível no modelo 2011. Funcionando com etanol ou gasolina em qualquer proporção, a CUB ganhou ainda um tanque de combustível com maior capacidade – 5,5 litros, contra 4,0 litros do seu antecessor. A ergonomia também foi revista com o banco mais largo e confortável, além de elevação do guidão. Visualmente, a carenagem ficou maior e mais envolvente além de novos piscas e lanterna traseira.

Uma Biz de entrada

Em 2012, foi “renascida” a Biz 100, como uma opção de entrada, mais acessível, com o visual inspirado na irmã maior de 125cc, mas com peço menor e a proposta de ser uma opção aos iniciantes no segmento.

Honda Biz 110i

Em 2016, a versão de entrada foi atualizada com o motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i.

Biz com painel digital

Honda Biz 125 e 110i 2022

Em 2018, aconteceu a mais recente atualização do modelo, tanto da Biz 110i como da Biz 125. Ambas tiveram mudanças no design, que as tornaram mais atraentes, bem como um novo conjunto ótico frontal, freios CBS, mais espaço sob o assento, além de tomada 12V. Entretanto, apenas a versão topo de linha, de 125 cc, ganhou o belo e informativo painel digital.