Honda PCX 2023 chega mais potente e segura; veja preços e versões
Além do motor maior, de 160 cc e mais potente, com 16 cv, nova geração da scooter também ganhou controle de tração para se manter como a líder do segmento
A Honda PCX 2023 chega às lojas em outubro completamente renovada. Scooter mais vendida do Brasil, a PCX ganhou motor maior e mais potente, além de um novo design e um chassi reforçado. Para se destacar no segmento, a Honda também adotou controle de tração nas versões topo de gama, que já contavam com freios ABS.
Visualmente, a scooter de 160 cc da Honda teve o conjunto óptico e a lanterna traseira redesenhados. Na carenagem, as diferenças, contudo, são mais sutis. Pode-se notar linhas menos arredondas e mais angulosas do que na antiga PCX 150.
Apresentada no exterior no final de 2020, a PCX 2023 tem como principal novidade um inédito motor de maior capacidade cúbica com quatro válvulas. O monocilíndrico passou de 149 cm³ para 156 cm³, o que faz a scooter ser chamada de PCX 160 em outros mercados, e também ficou mais potente. Por aqui, a Honda adota apenas a nomenclatura PCX.
Alimentado por injeção eletrônica e a gasolina, o motor de 160 cc agora produz 16 cv de potência máxima a 8.500 rpm – aumento de 20% em comparação à geração anterior – e 1,5 m.kgf de torque a 6.500 giros. O câmbio é do tipo CVT, automático.
Apesar da melhora no desempenho, de acordo com a Honda, o consumo deve ser menor do que na geração anterior. Segundo testes feitos pelo Instituo Mauá a pedido da fabricante, a nova PCX 160 roda 44 km/litro na cidade, contra 41,4 km/l do antigo motor de 150 cc. Vale destacar que o sistema Idling Stop, que “desliga” o motor em paradas mais longas para reduzir a emissão de poluentes e economizar combustível, foi mantido no modelo 2023 da scooter.
Novas rodas e pneus mais largos
Em função do maior desempenho, a Honda teve que redesenhar o chassi da PCX 2023. A fabricante também adotou rodas mais leves e com novo desenho, além de pneus mais largos.
A ciclística da nova PCX segue a receita já adotada na Honda ADV, scooter aventureira da marca, com uma roda menor na traseira. Com isso, a roda manteve o aro de 14 polegadas, na dianteira, porém usa uma roda aro 13, na traseira. Os pneus têm novas medidas: 110 / 70-14, na frente, e 130/70-13, atrás, ou seja, mais largos do que na antiga geração.
Os freios da PCX 160 são a disco em ambas as rodas nas versões ABS e DLX, nas quais o sistema antitravamento atua apenas na dianteira. A versão de entrada, chamada de CBS, usa tambor na traseira com sistema de freios combinado.
Outra novidade no quesito segurança foi a adoção do controle de tração, que Honda chama de HSTC (Honda Selectable Torque Control, ou controle de torque selecionável), porém só estará disponível nas versões ABS e DLX. O sistema faz a leitura da velocidade das rodas e ao detectar uma grande diferença entre elas, limita a ignição de modo a evitar a derrapagem da roda traseira em pisos escorregadios.
Smart Key em todas as versões da PCX 2023
Além de melhorar o desempenho e a segurança da nova PCX, a Honda aprimorou as praticidades da scooter. Com o novo chassi, o espaço sob o assento ficou maior: passou de 28 para 30 litros de capacidade e, segundo a marca, comporta facilmente o capacete integral (fechado) e uma pequena mochila.
O porta-luvas no escudo frontal também cresceu em volume e traz uma entrada USB, para carregar o smartphone com mais facilidade, no lugar da tomada 12V, que necessitava de um adaptador. O painel também mudou: continua digital, mas ficou maior e com melhor visualização.
Outra boa notícia é que agora todas as versões, inclusive a CBS, contam com chave de presença (Smart Key) com alarme. Para inibir furtos, o sistema dispara um sinal sonoro antifurto caso alguém movimente a scooter, enquanto estiver estacionada.
Preços e cores da PCX 160
As novas Honda PCX 2023 chegam às concessionárias da marca na segunda quinzena de outubro em três cores e versões. A versão de entrada CBS terá apenas a opção da cor cinza metálico com preço sugerido de R$ 15.460.
Já a versão ABS, que tem freio antitravamento na dianteiro e controle de tração, estará disponível apenas na cor branca perolizada por R$ 17.000. A DLX, que se diferencia da ABS apenas pela pintura azul metálico com detalhes em bege, sai por R$ 17.400.
Os valores têm como base o Distrito Federal e, portanto, não incluem impostos, frete e seguro. A scooter tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários