Confira o que aponta a pesquisa Perfil do Ciclista 2024

Buscando sugestões para:


Infraestrutura adequada é principal estímulo para 54% dos ciclistas, aponta Perfil do Ciclista 2024

Por: Isabel Lima . 20/01/2025

Publicidade

Mobilidade para quê?

Infraestrutura adequada é principal estímulo para 54% dos ciclistas, aponta Perfil do Ciclista 2024

Edição da pesquisa nacional mostra principais destinos, motivações, estímulos e outros indicadores considerados por ciclistas do Brasil

2 minutos, 35 segundos de leitura

20/01/2025

ciclistas pedalando. Foto: Adobe Stock
Esta é a quarta edição da pesquisa, que traça o perfil dos ciclistas em 28 cidades do Brasil. Foto: Adobe Stock

Nesta segunda-feira, 20, a organização Transporte Ativo divulgou os resultados da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro 2024. Esta é a quarta edição da publicação, que traça o perfil de pessoas que utilizam bicicleta em 18 cidades do País. Entre os principais resultados constatados pelo estudo está que 54% dos entrevistados se sentem estimulados a pedalar quando têm acesso à infraestrutura adequada.

Leia também: Conheça a bike elétrica com menor motor do mundo e estrutura impressa em 3D

Além disso, nas cidades participantes da pesquisa, 78% das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte pedalam cinco ou mais vezes por semana. Enquanto isso, 70% levam até 30 minutos em percursos frequentes.

A pesquisa também abordou a questão climática nas perguntas realizadas aos participantes. Conforme o Transporte Ativo, 41,4% preferem a bicicleta pela rapidez e praticidade, enquanto 26,1% optam pela saúde e outros 21,5% pelo custo. Enquanto isso, apenas 3,8% escolheram a consciência ambiental. Para o órgão responsável pelo levantamento, isso demonstra a necessidade de uma comunicação mais assertiva sobre o potencial da bicicleta no enfrentamento da emergência climática.

Abrangência da pesquisa

O Perfil do Ciclista 2024 é realizado pela Transporte Ativo e o Observatório das Metrópoles, com apoio do Itaú Unibanco. Para realizar o levantamento, mais de 11 mil ciclistas responderam às perguntas dos 250 entrevistadores distribuídos em 18 cidades, nas quatro regiões do País.

As cidades são: Araucária (PR), Belém (PA), Campos dos Goytacazes (RJ), Cruzeiro do Sul (AC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Juazeiro (BA), Manaus (AM), Natal (RN), Niterói (RJ), Paranaguá (PR), Petrolina (PE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Seropédica (RJ) e Volta Redonda (RJ).

Perfil do ciclista nas capitais

De acordo com a divulgação, em Belém, 95,3% das pessoas pedalam 5 ou mais vezes por semana, e apenas 32% utilizam a bicicleta como meio de transporte há menos de cinco anos. Por outro lado, em São Paulo, o público que pedala como meio de transporte há menos de cinco anos é muito maior, de 86,9%.

Além disso, em Fortaleza, 95,5% das pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte para ir e voltar do trabalho. São maioria também aqueles que citam a praticidade como principal estímulo para pedalar (60,6%) na capita cearense.

Enquanto isso, em João Pessoa, 74,8% dos entrevistados acreditam que o principal estímulo para pedalar mais são mais infraestruturas, seguida por Recife, com 64%, e Natal, com 63,6%. Por outro lado, Salvador é a cidade que mais se preocupa com a segurança pública com 22,2% dos entrevistados, contra 2,3% em Petrolina (PE).

Além disso, 78,3% dos entrevistados no Rio de Janeiro levam até 30 minutos em um trajeto frequente.

Para conferir a pesquisa completa, o Transporte Ativos disponibiliza um painel interativo e um arquivo com os resultados compilados.

Leia também: Conheça a iniciativa que ensina crianças de 5 anos a irem para a escola de bicicleta

Para saber mais sobre uso da bicicleta como modal de transporte acesse o canal Pedala.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login