Maior ciclovia do Brasil terá 73 km; saiba onde será instalada
Parte das Rodovias do Lote Litoral, a ciclovia passará por Itanhaém, Peruíbe e Miracatu

O Estado de São Paulo vai ganhar a maior ciclovia do Brasil com a concessão das rodovias do Lote Litoral. De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos, o projeto prevê 73,1 quilômetros de extensão ao longo da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega (SP-055), no litoral sul, ligando o Alto Tietê à região litorânea. O investimento total em ciclovias é de R$ 78,1 milhões, sob responsabilidade da concessionária CNL, que assumiu a operação após o leilão realizado em 2023.
Leia também: Ciclovia Rio Pinheiros ganha acesso direto à estação Santo Amaro de trem e metrô
A nova estrutura será quase três vezes maior que a Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, com 22,2 quilômetros. Também ultrapassará a maior ciclovia à beira-mar do País, localizada na Praia Grande, com 22,5 quilômetros de extensão. Pelo contrato de concessão, a entrega deve ocorrer nos próximos cinco anos.
Onde ficará a maior ciclovia do Brasil?
O trecho que liga Bertioga a Santos receberá ciclovia em toda a extensão, com cerca de 36 quilômetros. Além disso, serão construídos 33 quilômetros entre Itanhaém e Peruíbe e outros quatro quilômetros entre Peruíbe e Miracatu. Todas as faixas terão largura de 2,50 metros nas ciclovias exclusivas e 3,60 metros nas áreas compartilhadas com pedestres.
O cronograma de obras prevê que entre 2026 e 2027 sejam entregues as primeiras melhorias, incluindo marginais em áreas urbanas de Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Além disso, está prevista a adequação e implantação de passarelas, novas ciclovias e pontos de ônibus modernizados na SP-055.
Segurança para ciclistas viajantes
Conforme o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, a iniciativa responde ao uso frequente de bicicletas como meio de transporte no litoral paulista. “A locomoção nas cidades do litoral tem forte presença das bicicletas, mas hoje muita gente pedala na rodovia, correndo risco de acidente e morte”, explica.
Com a ciclovia contínua, iluminada e integrada às já existentes, a expectativa é reduzir acidentes e dar mais segurança aos ciclistas.
Além de atender ao deslocamento diário, o trajeto permitirá também o uso recreativo, ampliando as opções para quem deseja explorar o litoral paulista de bicicleta. A fiscalização das obras e dos investimentos ocorre por meio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários