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Monitoramento dos caminhões reduz acidentes nas estradas

Por: Daniela Saragiotto . 23/11/2022

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Mobilidade para quê?

Monitoramento dos caminhões reduz acidentes nas estradas

Tecnologias como inteligência artificial e sensores de temperatura ajudam gestores a tomar medidas com foco na segurança

3 minutos, 20 segundos de leitura

23/11/2022

motorista na direção
Equipamento da Intelbras simula situações das estradas com a ajuda de recursos de inteligência artificial e machine learning. Foto: Marco Ankosqui

O uso de dados das estradas e do comportamento dos motoristas ao volante tem se mostrado aliados cada vez mais importantes para quem trabalha no monitoramento de frotas, com foco na segurança de todos os envolvidos. Durante a Fenatran, muitos dos novos recursos tecnológicos para esse segmento foram apresentados.

Alguns deles foram levados pela Trimble Transportation Latam, que mostrou a expansão de sua plataforma de dados, que amplia a atuação da inteligência artificial da empresa, batizada de Tassi. Na prática, ela acompanha todo o processo, do monitoramento dos motoristas quando estão dirigindo até a filtragem de dados para relatório e estatísticas, ajudando na busca por situações de risco e atuando para diminuí-las.

“Um exemplo aconteceu recentemente: identificamos comportamentos com propensão maior a acidentes de um motorista que trabalhava à noite. Descobrimos que ele não estava conseguindo dormir durante o dia, pois sua mulher era doceira e usava muitos equipamentos como liquidificador e batedeira. Com isso, conseguimos que a empresa ajustasse seu turno para o dia, reduzindo os índices de fadiga”, diz Rebeca Ludovico, gerente comercial da Trimble.

Tecnologias

Entre os recursos mais comuns estão sensores de fadiga, que detectam quando o motorista fecha os olhos ou usa o celular, entre outras situações. A solução da Trible para esses casos é o Vsafe+, que faz videomonitoramento, possui sensor de fadiga e distração e tem suporte para até cinco câmeras.

Outro lançamento é chamado de predição de acidentes, que utiliza os dados de ocorrências da Polícia Rodoviária Federal, como locais mais propensos a freadas bruscas, desvio de atenção, entre outros, indicando aos gestores áreas de atenção para que possam atuar e ajustem as jornadas, por exemplo.

Outros recursos

Além de câmeras, muitas companhias têm usado sensores de temperatura para monitoramento. É o caso da Geotab, empresa canadense que atua, no Brasil, desde junho do ano passado. “Integrados ao nosso dispositivo telemático, esses sensores acompanham, em tempo real, situações de risco para o motorista e a carga”, explica Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab no Brasil.

Segundo ele, esse dispositivo telemático, batizado de GO, é conectado ao veículo de maneira simples e rápida, sem corte de fios e por meio da porta de diagnóstico (OBD2). Dessa forma, o sistema obtém informações do motor como consumo de combustível, falhas, comportamento do motorista, emissão de gases poluentes, entre outras. “Com esses dados, é possível configurar alertas automáticos para que o motorista e os gestores saibam de qualquer emergência, assim que ocorram, podendo realizar uma abordagem proativa, em vez de reativa, com treinamentos e orientações para evitar situações de risco”, finaliza Canicoba.

Prevenção contra roubos

Rebeca Ludovico, da Trimble: “Gestores podem atuar preventivamente”. Foto: Marco Ankosqui

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a frota de caminhões, no Brasil, em 2021, cresceu 43%, atingindo o maior volume dos últimos seis anos, com aumento de 127.300 unidades no volume total de 3,5 milhões de caminhões em circulação, no País. A elevação se refletiu, também, nos roubos de carga, que cresceram 1,7%.

A Intelbras, empresa brasileira com 46 nos de atuação, também apresentou suas novidades. Durante a Fenatran, os visitantes puderam conferir como a tecnologia funciona em um simulador. “Foi uma maneira eficaz de demonstrar como inteligência artificial e machine learning podem ser aplicadas à gestão de frotas e aos motoristas, com foco na conscientização por uma estrada mais segura, reduzindo custos de sinistros e operacionais da frota”, diz Bruno Pedro Valerim, supervisor da categoria de tecnologias de monitoramento e rastreamento da Intelbras.

Outra evolução foi o software Intelbras Moovsec, nova plataforma de gestão de frotas que tem integração com dispositivos de rastreamento e monitoramento, por vídeo, em tempo real, além de obter download das gravações, ajudando nos casos de roubo.

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