Multistrada V4, primeira moto do mundo com radar, chega ao Brasil por R$ 145 mil
Além de controle adaptativo de velocidade e detecção do ponto cego, nova bigtrail da Ducati aposta em motor V4 de 170 cv para desbancar a BMW R 1250 GS
A Ducati apresentou a nova Multistrada V4 para o mercado brasileiro nesta semana. Lançada no exterior em 2020, a nova geração da bigtrail italiana chega ao País na versão V4S com o pacote “Travel & Radar”, ou seja, malas laterais rígidas e sistema de radares de série, por R$ 144.990.
A Multistrada V4S é a primeira moto do mundo equipada com radares – um frontal e outro traseiro. Desenvolvido em parceria com a Bosch, o sistema de radar é capaz de fornecer informações sobre o ambiente circundante – evitando, assim, colisões com obstáculos ou outros veículos por meio de alertas ao piloto e controles eletrônicos avançados. O objetivo é tornar a condução mais confortável e segura em estradas.
Cada radar tem dimensões compactas (70 x 60 x 28 mm, semelhante a uma câmera de ação moderna) e se integra perfeitamente à moto, pesando apenas 190 gramas. O radar posicionado na frente do veículo controla o funcionamento do ACC (Adaptive Cruise Control), que por meio de frenagem e aceleração controladas ajusta automaticamente a distância (selecionável em quatro níveis) de outros veículos ao andar a uma velocidade entre 30 e 160 km/h.
O radar traseiro é capaz de detectar veículos posicionados no chamado ponto cego, ou seja, a área não visível diretamente pelo piloto ou através do espelho retrovisor. O sistema BSD (Blind Spot Detection) também sinaliza a aproximação de veículos em alta velocidade por trás e alerta o condutor.
O sistema derivado dos automóveis foi aprimorado e desenvolvido de acordo com a dinâmica de uma moto. Uma diferença está na limitação do sistema para acelerar e frear a fim de garantir que o piloto possa manter o controle da moto em qualquer situação.
Além do controle adaptativo de velocidade e do sistema de detecção do ponto cego, a Multistrada V4S conta com um completo pacote de assistência à pilotagem. Controle de tração, sistema antiwheeling, freios ABS otimizados para curvas, e quatro modos de pilotagem… Tudo gerenciado por um sensor de medição inercial (Inertial Measurement Unit, IMU) de seis eixos também da Bosch. O IMU ainda controla o sistema de suspensões eletrônicas e semiativas da Marzocchi.
Motor V4 de 170 cv
A aventureira da Ducati também estreia um novo motor, de quatro cilindros em “V”, derivado da esportiva Panigale, mas com 1.185 cm³ e comando de válvulas com sistema de retorno por molas.
Dessa forma, a Multistrada deixa para trás o paradigma do comando “desmodrômico”, tradicional da marca italiana, e prolonga os intervalos de manutenção do sistema de distribuição para 60.000 km, de acordo com a Ducati.
Com 170 cv de potência máxima a 10.500 rpm, a Multistrada V4S é, atualmente, a bigtrail mais potente do mercado. Pelo sua configuração V4, o propulsor também oferece bom torque desde os baixos giros, até o máximo de 12,7 kgf.m a 8.750 rpm.
O câmbio tem seis velocidades e traz de série sistema quickshift bidirecional, ou seja, que permite subir ou reduzir as marchas sem o uso da embreagem. Um item bastante útil para a proposta aventureira da moto, pois reduz o esforço de acionar o manete de embreagem em longas viagens. A transmissão final é feita por corrente.
Mudando paradigmas
Projetada para mudar os paradigmas da Ducati, a nova Multistrada também abandonou o monobraço traseiro, outra marca registrada da fabricante italiana. Na nova bigtrail V4, a balança traseira em alumínio usa a construção convencional, com braços duplos.
O quadro é monocoque, com o motor V4 fazendo parte da estrutura. O subquadro traseiro em treliça contribui para a redução de massa, o que resulta em um peso a seco de 218 kg – 244 kg em ordem de marcha, segundo a fabricante italiana. Afinal, o tanque de combustível tem capacidade para 22 litros, o suficiente para garantir autonomia em longas distâncias.
O conjunto de suspensões conta com garfo dianteiro telescópico invertido da grife Marzocchi, com tubos de 50 mm de diâmetro e 170 mm de curso. Na traseira, o monoamortecedor tem 180 mm de curso. Ambos são totalmente ajustáveis eletronicamente.
Para garantir o bom desempenho no fora-de-estrada, a Multistrada V4 S que vem ao Brasil tem rodas raiadas, com raios “externos”, e calçadas com pneus sem câmara, o que facilita o conserto em caso de furos. As rodas são de 19 polegadas, na dianteira, e 17, na traseira, e usam pneus Pirelli Scorpion Trail II, nas medidas 120/70 e 170/60, respectivamente.
Equipamentos e itens de conforto
Com a proposta de ser uma moto aventureira, feita para viajar, a Multistrada V4S não economiza em equipamentos de série e itens de conforto. A versão, que será vendida no Brasil, além de trazer malas laterais rígidas e cavalete central, tem ainda manoplas e bancos aquecidos.
O assento é bipartido e o piloto pode ajustá-lo em duas posições: uma mais baixa, com 840 mm de altura ao solo; e outra, mais alta, com 860 mm. Também é possível ajustar o guidão, para melhorar a ergonomia de acordo com a estatura do condutor. Destaque para o novo para-brisa, regulável manualmente, assim como o painel.
Com tela TFT colorida de 6,5”, o painel é outra novidade da bigtrail italiana. Oferece conexão Bluetooth com smartphones, pormeio do sistema Ducati Connect. Com o uso de alto-falantes ou intercomunicadores é possível ainda ouvir música ou atender chamadas enquanto pilota.
A Multistrada V4S tem faróis de full-LED, com cornering lights, isto é, faróis direcionais que acompanham a inclinação da moto nas curvas, para garantir mais segurança.
Briga de gigantes
Com a nova Multistrada V4, ainda mais na versão “S”, que vem ao País, a Ducati quer incomodar as concorrentes do segmento bigtrail, uma verdadeira briga de gigantes. Potente, tecnológica e recheada de inovações, a Multistrada V4 quer disputar mercado com a BMW R 1250 GS e nova Triumph Tiger 1200, que deve chegar ao Brasil ainda neste primeiro semestre.
Com itens inéditos no segmento, a nova aventureira da Ducati também tem o preço mais alto entre as bigtrails. Com preço sugerido de R$ 144.990, a Multistrada V4S é mais cara do que a R 1250 GS Adventure, modelo top de linha da aventureira da BMW, vendida por R$ 124.500. A bigtrail italiana, entretanto, é mais potente e tecnológica do sua rival alemã.
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