Nova Honda CB 300F no Brasil | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Nova Honda CB 300F vai substituir Twister 250 no Brasil

Por: Arthur Caldeira . 18/11/2022
Mobilidade para quê?

Nova Honda CB 300F vai substituir Twister 250 no Brasil

Com motor de 300 cc e 24,5 cv de potência, modelo é evolução da CB 250F Twister; conheça

3 minutos, 39 segundos de leitura

18/11/2022

nova-cb300f-twister-amarela
Nova CB 300F tem design moderno, painel digital e iluminação full-LED. Fotos: Divulgação/Honda

A Honda confirmou que a nova CB 300F vai substituir a CB 250F Twister no Brasil. Apresentada recentemente na Índia, a CB 300F também vai ganhar o sobrenome “Twister” no mercado brasileiro a partir de 2023.

Desde o lançamento mundial da CB 300F, surgiram rumores de que o modelo viria para nosso mercado. Porém, diferentemente do que muitos divulgaram, a moto urbana nasceu no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Honda Brasil como uma evolução da Twister de 250 cc e não o contrário.

Como é a nova CB 300F Twister

Embora não tenha divulgado especificações técnicas da nova CB 300F Twister brasileira, a Honda afirma que se trata de um modelo completamente novo. De acordo com a fabricante japonesa, além do evidente progresso em termos de performance proporcionado pelo novo motor, a CB 300F Twister representa um grande “upgrade” em relação ao modelo que substitui. 

honda-cb300f-twister-2023
Honda revelou duas cores da nova CB 300F: vermelha e amarela

A começar pelo design mais moderno e agressivo. Com linhas angulosas, a nova Twister lembra bastante a naked CB 500F. O modelo também tem farol, piscas e lanterna em LED.

O tanque, agora com 14,1 litros, tem aletas laterais e parece ter um desenho que proporciona melhor encaixe das pernas do piloto. O painel LCD, do tipo blackout, se assemelha aos modelos de 500 cc e 650 cc da Honda.  

Motor tem 24,5 cv de potência

O motor deverá ser o mesmo da CB 300F “indiana”. Trata-se de um monocilíndrico, arrefecido a ar e óleo, com 293,5 cm³ de capacidade e quatro válvulas. Alimentado por injeção eletrônica, o motor produz 24,5 cv de potência máxima a 7.500 rpm. Já o torque é de 2,61 kgf.m a 5.500 giros.

Assim como o modelo de 250 cc, a nova CB 300F Twister tem câmbio de seis marchas. A novidade fica por conta da embreagem assistida e deslizante. O sistema tem como objetivo evitar derrapagens nas reduções de marchas e também tornar o acionamento da embreagem mais suave.

nova-honda-cb300f-twister-vermelha

Pelas fotos enviadas à coluna, entretanto, a Twister de 300 cc vendida no Brasil terá suspensão telescópica convencional em vez do garfo invertido do modelo indiano. Os freios usam disco com sistema ABS nas duas rodas, mas não há informações se a CB 300F terá controle de tração como na Índia.

A Honda, entretanto, ainda não divulgou informações sobre a data exata do lançamento da nova CB 300F Twister no Brasil, tampouco as cores e o preço da moto em nosso mercado. A marca limitou-se a afirmar que se trata de um modelo 2023. 

Na Índia, a nova CB 300F custa a partir de 225.900 rúpias (cerca de R$ 14.900). Isso não significa que terá o mesmo preço no mercado brasileiro. A atual CB 250F Twister tem preço sugerido a partir de R$ 19.590 na versão ABS. Portanto, a nova CB 300F deverá chegar por um preço maior.

Mais novidades Honda para 2023

Além da nova CB 300F Twister, a Honda revelou outras duas novidades para 2023. A primeira delas é a produção local da CRF 1100L Africa Twin DCT.

honda-africa-twin-dct
Africa Twin com câmbio DCT passa a ser produzida em Manaus

Antes importada, a bigtrail com câmbio de dupla embreagem passará a ser montada no Brasil. Com isso, a fábrica da Honda em Manaus é a primeira a produzir modelos DCT fora do Japão. 

Ainda de acordo com a Honda, a Africa Twin também recebeu melhorias pontuais e ganhou novos grafismos e cores inéditas no modelo 2023. A bigtrail continuará sendo oferecida em duas versões: Africa Twin (tanque de 18,8 litros) e Africa Twin Adventure Sports ES (tanque de 24,8 litros). Em ambas estão disponíveis as opções com câmbio convencional de seis velocidades ou com DCT.

honda-fireblade-30-anos
Fireblade comemorativa de 30 anos também vem ao Brasil

Outra novidade é a chegada da edição comemorativa de 30 anos da Fireblade. Com grafismos inspirados na primeira geração da superesportiva, de 1992, a Honda CBR 1000RR-R “30th Anniversary Edition” é numerada e tem selo comemorativo aplicado no tanque, chave, painel e escapamento. A CBR 1000 “Triple R” também será vendida na cor Grand Prix Red, que remete às motos da marca no Mundial de Superbike.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login