Nova York cria pedágio urbano para reduzir congestionamentos
Confira os preços para cada horário e descubra qual será a zona taxada pelo pedágio urbano
O distrito de Manhattan, em Nova York (NY), estreou um pedágio urbano neste domingo, 5. Segundo o Departamento de Transporte da cidade, a tarifa é uma aposta para reduzir o trânsito na região, conhecida pelos piores congestionamentos do mundo. Desse modo, quando o motorista adentrar a Congestion Relief Zone (zona de alívio de congestionamento, em tradução literal), será taxado.
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O preço do pedágio urbano de NY varia de acordo com o tipo do veículo e horário. De acordo com a Metropolitan Transportation Authority (MTA, autoridade metropolitana de transporte), há um plano de implementação do pedágio até 2031, com aumento das taxas e, consequentemente, das arrecadações. Segundo a autoridade, os valores serão investidos em melhorias de acessibilidade nas linhas de metrô e ampliação da frota de ônibus elétricos.
“Os nova-iorquinos perdem 117 horas em média no trânsito todo ano, o que lhes custa quase US$ 2.000 em produtividade perdida e tempo desperdiçado”, divulgou o MTA. Além disso, o órgão publicou, no site destinado a explicar a nova tarifa, que mais de 700 mil veículos circulam pelo Manhattan Central Business District (CBD, Distrito Comercial Central de Manhattan em tradução livre). Por isso, a velocidade média do tráfego na área caiu 23% desde 2010, informou o MTA.
Qual é a zona de alívio de congestionamento?
A zona de alívio de congestionamento inclui ruas e avenidas locais em Manhattan ao sul. Inclui a 60 Street, excluindo a FDR Drive, a West Side Highway/Route 9A e as conexões do Túnel Hugh L. Carey com a West Street.
Preços do pedágio urbano
Conforme o MTA, as taxas estão divididas em dois horários, o de pico e o noturno. O horário de pico acontece das 5h às 21h em dias úteis e das 9h às 21h nos fins de semana. Já durante a noite, a tarifa é 75% mais barata pois há menos congestionamento.
Veículos de passeio e comerciais pequenos, como sedans, SUVs, caminhonetes e vans pequenas, pagam US$ 9 (cerca de R$ 55) durante o período de pico e US$ 2,25 (cerca de R$ 3) de noite noturno. Já as motocicletas pagam taxa de US$ 4,50 (cerca de R$ 27) durante o período de pico e US$ 1,05 (cerca de R$ 6) durante o período noturno. De acordo com o MTA, a cobrança desses veículos acontece uma vez por dia.
Por outro lado, caminhões pequenos e alguns ônibus passam a pagar U$ 14,40 (cerca de R$ 88) o período de pico e U$ 3,60 (cerca de R$ 22) durante o período noturno. Os caminhões grandes e ônibus de turismo pagam um pedágio urbano de U$ 21,60 (cerca de R$ 132) durante o período de pico e U$ 5,40 (cerca de R$33) durante o período noturno.
Até 2031, o MTA vai aumentar a taxa gradualmente. De U$ 9, o pedágio aumentará para US$ 12 (cerca de RS 73) em 2028 e depois para US$ 15 (cerca de R$ 92) em 2031.
Desconto e isenção do pedágio urbano
Segundo o MTA, existem veículos isentos e o caso dos taxis e veículos de aluguel licenciados. Em vez que pagar o valor cheio, taxistas desembolsam um valor menor por viagem paga pelo passageiro. Tanto para o horário de pico quanto para o período noturno, a taxa por viagem para veículos de aluguel de alto volume é de US$ 1,50 (cerca de R$ 9). Para táxis, táxis verdes e carros pretos, a taxa por viagem é de US$ 0,75 (cerca de R$ 4).
Para realizar o pagamento do pedágio urbano de NY, os motoristas devem se cadastrar na plataforma E-ZPass. Através do aplicativo, pessoas com direito a descontos e isenções podem garantir as taxas mais baixas.
Conforme o MTA, motoristas de baixa renda terão direito a descontos. Já pessoas com deficiências ou organizações que transportam pessoas com deficiências, veículos de emergência, ônibus e veículos especializados de propriedade do governo podem ter acesso a planos de isenção.
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