Novo airbag para motociclistas promete proteger costelas e ombros; veja como funciona
Inovador, colete “inteligente” infla em menos de 60 milissegundos para prevenir lesões na coluna e proteger órgãos vitais
Atualmente, os coletes airbag eletrônicos para motociclistas são o que há de mais moderno quando se pensa em equipamentos de proteção. Com acelerômetros e processadores modernos, podem se inflar em milissegundos para proteger o condutor no caso de uma queda ou colisão. Entretanto, os coletes atuais protegem apenas a coluna, o pescoço e o tórax. Um novo equipamento da empresa alemã Held, contudo, promete maior proteção.
O novo Held eVest Pro conta com um bolsas de ar que não só protegem peito, coluna e pescoço, mas também costelas e ombros. Resultado de muita pesquisa e anos de testes, o design inovador combina materiais modernos com eletrônica de última geração para aumentar, assim, a segurança dos motociclistas.
“Trabalhamos duro com nossos parceiros da In&Motion para criar algo único em termos de segurança, conforto e inovação, e estamos confiantes de que este colete estabelecerá o padrão de proteção na indústria de motocicletas”, disse Markus Held, diretor administrativo da Held GmbH.
Como é o novo airbag “inteligente”
Desenvolvido em parceria com a francesa In&Motion, o Held eVest Pro se parece com um colete, que pode ser usado sob a jaqueta ou o macacão de couro para motociclistas. Feito de um tecido de malha leve e respirável, o colete airbag ainda traz um protetor de coluna D3O integrado. Além de oferecer uma área de proteção maior do que outros modelos, atende às normas europeias de segurança.
Contudo, o “coração” do colete é o módulo de controle eletrônico In&box da francesa In&Motion. Com três sensores de aceleração, três giroscópios e um módulo GPS, a central eletrônica monitora e analisa a condução 1000 vezes por segundo. Caso detecte uma situação de queda ou colisão, a central ativa o airbag que se infla em apenas 60 milissegundos.
Vale destacar que a tecnologia da In&Motion já está presente em outros coletes airbag para motociclistas, como da italiana Tucano Urbano. Assim como existem outros airbags “autônomos” de grandes marcas, como Alpinestars e Dainese, que desenvolvem sua própria central eletrônica.
Porém, o grande diferencial do eVest Pro são mesmo as bolsas de ar extras que, quando infladas, oferecem proteção aos ombros e costelas. Fraturas de clavículas e fissuras nas costelas são lesões comuns em acidentes de moto.
Lançado recentemente, o Held eVest Pro deve chegar às lojas europeias em abril. Seu preço, entretanto, não é assim tão acessível: 480 Euros, ou seja, cerca de R$ 2,6 mil.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários