Número de passageiros de trem e metrô no País desacelera e transporte individual cresce em 2025
Levantamento mostra crescimento menor que 1% no transporte metroviário durante primeiro semestre de 2025

Entre os meses de janeiro e junho de 2025, foram transportados 1.264 bilhão de passageiros nos sistemas metroviários brasileiros como trem e metrô. O número representa um crescimento de 0,4% em relação ao registrado do mesmo período em 2024, quando foram transportados 1.259 bilhão de usuários.
Já a média de pasageiros transportados por dia útil ficou em 7,71 milhões no primeiro semestre de 2025, frente aos 7.95 milhões de usuários registrados no mesmo período do ano anterior. Uma queda, portanto, de 3.3 pontos percentuais frente ao ano anterior.
Os indicadores fazem parte do recém-divulgado Balanço Semestral 2025 da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A entidade analisou todos os 21 sistemas metroviários que operam hoje no Brasil.
Leia mais: Ciclovia Rio Pinheiros ganha acesso direto à estação Santo Amaro de trem e metrô
Necessidade de investimentos em trem e metrô
De acordo com a ANPTrilhos, o crescimento de 0,4% no número total de passageiros transportados aponta os limites de infraestrutura e a necessidade de investimentos no sistema.
A mudança desse cenário, contudo,dependerá de intervenções estruturantes. Entre elas, a associação menciona ma expansão ou modernização da rede, a adoção de políticas tarifárias integradas e a implementação de políticas públicas de incentivo ao transporte coletivo.
Ao mesmo tempo, a frota nacional de veículos particulares segue em crescimento. Conforme dados do Ministério dos Transportes, a frota de veículos particulares, incluindo motocicletas e motonetas, chegou a 99,5 milhões em junho de 2025.
Em relação ao ano passado, a frota deste ano adicionou 3,5 milhões de veículos nas ruas.
Para a ANPTrilhos, o crescimento, mesmo modesto, reflete uma mudança no padrão de mobilidade urbana na população brasileira, priorizando o transporte individual.
Metrô e trem em São Paulo
A região sudeste do País, que concentra 29 das 49 linhas metroferroviárias em operação no Brasil, foi responsável por mais de 90% do volume total de passageiros no primeiro semestre de 2025.
A região, contudo, conta com dez sistemas e engloba 41,8% da população nacional.
O Estado de São Paulo concentra as principais iniciativas de expansão do primeiro semestre. Entre elas estão as inaugurações das estações Ambuitá e Varinha, na Região Metropolitana de São Paulo, dentro das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, com investimentos que superam os R$ 150 milhões.
Além disso, a ANPTrilhos destaca a concessão do Lote Alto Tietê, abrangendo as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, atualmente operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Também está em curso, de acordo com associação, a licitação para o projeto executivo e a construção da nova linha 19-Celeste. O ramal vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na capital paulista.
Transporte metroferroviário nos estados
O estado do Piauí também registrou desempenho positivo, com um aumento de 51,2% na demanda de passageiros, após o início da operação da Estação Colorado do VLT de Teresina, na capital.
Em janeiro, contudo, o serviço operado pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP) aplicou gratuidade total no serviço.
A rede de transporte metroferroviário no Rio Grande do Sul mostrou uma leve recuperação, com um crescimento de 4%, após os impactos da tragédia climática que afetou o estado nos últimos anos. De acordo com o relatório, o número continua abaixo do volume no período anterior aos incidentes.
Alguns estados tiveram desempenhos negativos, como é o caso da Paraíba, com queda de 5,2%, e em Pernambuco, que registrou -21,2%. Segundo o relatório, os estados acumulam individualmente retrações superiores a 30% desde 2023.
Leia também: ‘Ampliar o sistema metroferroviário é excelente notícia para SP’, diz Joubert Flores, da ANPTrilhos
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários