Ônibus aquático público de Veneza ganha motor híbrido e corta emissões de gases
Novo sistema de propulsão servirá como projeto-piloto no plano de modernização da frota de embarcações da cidade

O tradicional ônibus aquático público de Veneza (vaporetto), parte do transporte coletivo da cidade italiana, acaba de entrar em uma nova fase. A embarcação MotoBattello 3, da operadora Actv, teve seu antigo motor a diesel substituído por um sistema híbrido. Esse sistema é fruto de uma parceria entre a FPT Industrial com a VULKAN Itália e o distribuidor autorizado Bimotor.
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Apresentado oficialmente no Venice Boat Show 2025, o projeto é considerado um marco para a mobilidade urbana na região. Além disso, o novo sistema de propulsão é um projeto-piloto como parte do plano de modernização da frota da Azienda Veneziana della Mobilità (AVM).
Ônibus aquático
De acordo com a operadora FPT Industrial, o vaporetto é o equivalente aquático de um ônibus urbano, utilizado diariamente por moradores e turistas em Veneza. Esses barcos fazem parte da rotina da cidade, navegando pelos canais que substituem as ruas e conectando pontos estratégicos da região. Operado pela Actv, o serviço é essencial para o deslocamento na cidade, onde carros são praticamente inexistentes.
O MotoBattello 3, que faz parte da série 80 Grande Canal, é uma das embarcações que integram essa frota.
O novo sistema híbrido
A reforma da embarcação consistiu na instalação de um sistema híbrido serial, que combina um motor auxiliar FPT Industrial N67 450 N, um gerador e um pacote de baterias com oito módulos LFP. Essa energia alimenta um motor elétrico de 147 kW, responsável por mover o barco e fornecer energia para os sistemas auxiliares.
O motor N67 é compatível com a norma europeia de emissões Stage V. Aliás, suas características dispensam o uso de sistemas de pós-tratamento. Os testes certificados pela VULKAN Itália e pela equipe técnica da Actv indicam reduções de 28% nas emissões totais. Além disso, o sistema apresentou queda nas emissões de dióxido de carbono (CO), em 32%, 26% nos óxidos de nitrogênio (NOx), 31% no material particulado (PM) e 7% nos hidrocarbonetos não queimados (HC).
Conforme a FPT Industrial, a tecnologia ajuda a preservar o patrimônio histórico de Veneza e contribui com a transição para uma mobilidade mais limpa.
O MotoBattello 3 é o primeiro a receber essa atualização, mas a expectativa é de que outras embarcações da frota também passem por atualizações nos próximos anos.
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