Uso de dinheiro físico para pagamento de pedágio cai em 2023, segundo pesquisa


16/10/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 1 segundo

De acordo com o levantamento da EcoRodovias, apenas em 17% dos pagamentos de pedágio realizados no trajeto gerenciado pela empresa em 2023 foi utilizado dinheiro físico. Esse número representa o aumento da popularidade das alternativas digitais de pagamento, como os cartões de crédito e débito e as carteiras digitais.

Outro dado apresentado pela pesquisa mostra que os pagamentos com tags também cresceram. Entre 2020 e 2023, os pagamentos com tag em veículos de passeio saltaram de 41% para 54%, na malha da EcoRodovias.

Segundo a empresa, ainda há espaço para crescer entre o público, já que 76% dos veículos comerciais já utilizam as pistas de pagamento automático. Do lado da empresa, a diminuição do uso de dinheiro em espécie facilita o atendimento das concessionárias.

O aumento de pedágios sem cancela tem impulsionado essa mudança. Pedágios free flow, como também são conhecidos, já começaram a ser instalados no País e contam com tags para pagamento automático da tarifa.

A tecnologia aplicável às rodovias permite a melhora não apenas no fluxo de carros, mas também na segurança e possibilidade de aplicação de tarifas mais justas.