Pedalar 2,6 km por dia pode reduzir 686 milhões de toneladas de gases poluentes por ano
O setor de transporte responde por um quarto das atuais emissões de gases de efeito estufa, sobretudo os automóveis
Se as pessoas pedalarem apenas 2,6 quilômetros por dia no Brasil, as emissões de gases poluentes poderiam ser reduzidas em 686 milhões de toneladas por ano. É o que afirma David Peterle, sócio-diretor da Oggi Bikes, fabricante de bicicletas.
“Além do mais, a bicicleta é uma alternativa acessível e econômica, adequada para pessoas de todas as idades e condições físicas. Com a crescente expansão das ciclovias nas cidades e uma maior conscientização sobre a importância da mobilidade ativa, cada vez mais pessoas estão escolhendo a bicicleta como meio de transporte no dia a dia”, afirma.
O especialista ressalta que o setor de transporte responde por um quarto das atuais emissões de gases de efeito estufa. Sobretudo os automóveis. Além disso, a demanda global por transporte tende a triplicar até meados deste século.
Desta forma, David aponta que o ato de andar de bicicleta representa uma das opções mais ecologicamente corretas de locomoção urbana. Isso porque um de seus principais méritos está na diminuição das emissões de gases prejudiciais ao clima.
“Além de sua contribuição para o meio ambiente, os benefícios de pedalar não se limitam a isso. Em relação à nossa saúde, ao incorporar o uso da bicicleta em sua rotina, você passa a se exercitar regularmente. Isso é excelente para o corpo, pois se trata de uma forma de atividade física”, considera.
Nesse contexto, David aponta que as bicicletas elétricas também se destacam como uma alternativa valiosa, pois não dependem de combustíveis fósseis para funcionar. Por sua vez, a bike convencional é alimentada pela energia gerada pelo movimento do corpo, ou seja, uma energia limpa.
Saiba mais sobre o uso de bikes como modal de mobilidade no canal Pedala
Uso de bicicleta já reduz quase 400 mil toneladas de gases poluentes por ano
As perspectivas do especialista têm como base números que já mostram os benefícios atuais do uso da bike. Pesquisadores da Aliança Bike e do Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ concluíram que, por cada um dos mais de 8 mil brasileiros que optam pela bicicleta como meio de transporte em vez do carro, deixam de emitir 4,4 kg de dióxido de carbono (CO2) anualmente.
Além disso, aqueles que escolhem o ônibus evitam lançar na atmosfera 41,9 kg da mesma substância durante o mesmo período. Ou seja, o uso da bike diminui quase 400 mil toneladas de gases poluentes por ano atualmente.
O estudo foi realizado no Rio de Janeiro e projetado para o País. Considerando que a média de consumo de um carro popular é de 9 km/l de gasolina e o de ônibus é de 3 km/l de diesel, a redução na emissão de gases poluentes chega a 385.216 toneladas por ano, exatamente.
Além disso, um estudo revela que, embora a produção de bicicletas tenha superado a de automóveis entre 1962 e 2015, o uso cotidiano de bicicletas representou apenas 5% da média. A pesquisa teve como base um extenso banco de dados abrangendo 60 países sobre a posse e uso de bicicletas.
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