São José dos Campos é certificada pela segunda vez como cidade inteligente | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

São José dos Campos é certificada pela segunda vez como cidade inteligente

Por: Daniela Saragiotto . 26/10/2023
Inovação

São José dos Campos é certificada pela segunda vez como cidade inteligente

Município paulista é reconhecido por iniciativas sustentáveis no transporte público, além de contratos diferenciados com prestadores de serviços em infraestrutura urbana

2 minutos, 9 segundos de leitura

26/10/2023

Por: Daniela Saragiotto

São José dos Campos é recertificada como cidade inteligente. Foto: Adenir Britto/PMSJC José Roberto Amaral Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Município passou do padrão ouro para platina em um dos indicadores, o mais alto nível da certificação. Foto: Adenir Britto/PMSJC

São José dos Campos, município localizado no interior do Estado de São Paulo, acaba de ser recertificado como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com normas International Organization for Standardization (ISO).

Leia também: São José dos Campos inova em mobilidade urbana

Os certificados foram entregues pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tornam São José dos Campos a única cidade do Brasil a receber esses dois títulos.

Histórico

A primeira certificação de São José dos Campos foi emitida em março de 2022. A validade do título pode ser prorrogada anualmente, caso o processo chamado de manutenção do certificado seja cumprido de forma satisfatória. Asssim, também, caso queiram obbter nível superior, as cidades podem solicitar avaliação de indicadores adicionais.

Dessa forma, na análise dos 276 indicadores que compõem as três normas da ABNT relacionadas a cidades inteligentes (37120, 37122 e 37123) São José dos Campos melhorou sua pontuação em relação aos parâmetros de Cidade Resiliente (norma ISO 37123), passando do padrão ouro para platina, o mais alto nível da certificação.

O município também recebeu a certificação máxima em práticas sustentáveis (norma NBR ISO 37120) e nível ouro em indicadores relacionados à Cidade Inteligente – norma NBR ISO 37122.

É importante reforçar que as três normas internacionais ISO são regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à Organização das Nações Unidas.

Além disso, estão diretamente relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas e governos no Brasil e no mundo.

Boas práticas em mobilidade

Algumas das iniciativas que levaram São José dos Campos a reconquistar os títulos estão práticas inovadoras de gestão pública. Algumas delas são o Centro de Segurança e Inteligência (CSI), considerado o melhor projeto de segurança do País, além da Linha Verde, corredor sustentável onde circulam apenas ônibus 100% elétricos.

Em contrapartida, também foram reconhecidas com nível de excelência o sistema de coleta de resíduos, coleta e tratamento de esgoto, cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas de LED, sistema de estacionamento rotativo, semáforos inteligentes, serviço de monitoramento por satélite e análise e detecção de mudanças no território, entre outras iniciativas.

Saiba também: Momento Mobilidade: conheça as iniciativas inovadoras de São José dos Campos

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login