São José dos Campos inova em mobilidade urbana
Conheça algumas ações colocadas em prática pela prefeitura da cidade
Na agenda de Paulo Guimarães, secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São José dos Campos, cidade localizada a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, são cada dia mais frequentes as visitas de representantes de outras prefeituras para conhecer e saber detalhes das iniciativas colocadas em prática pela secretaria.
Entre as ações que geram maior curiosidade estão os veículos leves sobre pneus (VLPs), ônibus que acomodam 168 passageiro e são 100% elétricos, apresentados neste ano, o estacionamento rotativo em sistema de Zona Azul, os carros elétricos compartilhados, entre outras novidades.
Embora parte das ações seja recente, a prática da inovação em mobilidade pela cidade vem de longe. “O prefeito atual foi secretário de Mobilidade no passado, e o prefeito que o antecedeu, também. Costumo dizer que tenho sorte e azar nesse sentido, porque, se, por um lado, tenho pessoas da mais alta competência técnica para me aconselhar, são eles que me cobram”, brinca Guimarães.
O secretário explica que o Plano de Mobilidade, de 2016, estabeleceu a diretriz para o trabalho realizado até os dias atuais. “Sua base é a mudança de modal da cidade, passando do transporte individual para o público coletivo, o que perseguimos até hoje”, explica. Com cerca de 730 mil habitantes, São José dos Campos tem o deslocamento por ônibus como principal alternativa para a população. “Ainda não chegamos a um volume de passageiros que comporte o deslocamento sob trilhos, por exemplo”, diz Guimarães.
Entre os maiores desafios da gestão está a implementação do novo modelo de transporte público que irá mudar a forma de concessão dos 390 ônibus da frota atual. Uma das ferramentas usadas para atingir a esse formato foi a realização de oficinas com a população. “Com o formato antigo de audiência pública, as pessoas defendiam seu lado, nada flexíveis. Com a ajuda da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, misturamos todos para que elencassem, juntas, em mesas-redondas, os pontos positivos e negativos do transporte. Com isso, chegamos a três prioridades: maior frequência, mais conforto e menor tarifa”, diz o secretário.
Conheça, a seguir, detalhes de algumas das iniciativas que a cidade tem implementado para oferecer melhor mobilidade à população.
Novo modelo de transporte público
Em junho, a prefeitura publicou quatro editais de concorrência para o novo formato de funcionamento, previsto para entrar em operação em 2022. “Ele é inovador porque separa operação, tecnologia e financeiro, com empresas especializadas em cada uma dessas áreas. Todo o processo tem sido muito desafiador, mas creditamos que irá elevar o nível de qualidade do serviço que prestamos”, explica Guimarães.
O edital de operação, por exemplo, traz características como o aumento de frota, quantidade de viagens e transporte sob demanda. “Hoje, temos 389 veículos convencionais e vamos passar, com esse novo modelo, para 557, distribuídos entre vans, micro-ônibus, ônibus Padron, superarticulados e veículos leves sobre pneus”, diz.
A quantidade de linhas aumentará das atuais 101 para 112, elevando também a oferta de viagens em 43%, das atuais 6.798 para 9.892. Outra novidade é o transporte sob demanda, com flexibilização parcial dos itinerários e das partidas solicitadas, em viagens com tarifa fixa integrada ou variável, solicitadas por aplicativo.
Linha Verde e VLP
O projeto Linha Verde foi lançado em junho e consiste na criação de um corredor sustentável para interligação das regiões sul e leste, as mais populosas da cidade, e a área central, com obras em parte do terreno que pertence à Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica. “Conseguimos negociar a desapropriação da área por cinco anos de IPTU grátis. As torres de energia também serão aterradas, o que vai eliminar a poluição visual e aproximar as regiões da cidade”, explica.
A primeira fase da obra – que ligará a região sul ao centro – já está em andamento, com vias exclusivas para VLPs 100% elétricos. Esses ônibus, cujo primeiro modelo foi apresentado pela prefeitura em março, são diferenciados: o formato da carroceria é dedicado a chassis articulados com propulsão 100% elétrica, com zero emissão de gases nocivos, mais econômicos e com custo de manutenção menor. Com 22 metros de comprimento e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes, o VLP possui baterias de fosfato ferro-lítio (LifePO4), com autonomia de até 250 quilômetros com uma carga completa de três horas.
Já na segunda etapa das obras da Linha Verde, que irá ligar o centro à região leste, a via será compartilhada com outros veículos. No total, o eixo sustentável terá 75 mil metros quadrados para circulação do transporte rápido de massa. A expectativa é que ele beneficie elevado número de estudantes, que frequentam diariamente as universidades instaladas ao longo do trajeto, além de aproximar o Parque Tecnológico da região central. “Também acreditamos que o corredor ajudará na criação de novas centralidades, o que estimula a economia, evita grandes deslocamentos e congestionamentos”, afirma Guimarães.
Novo modelo de Zona Azul
A novidade foi implementada neste ano e permite que a população possa estacionar seus veículos próximos às principais áreas de comércio, serviços e regiões em que a procura por estacionamento é alta.
As vagas que estão disponíveis podem ser observadas em painéis fixos, instalados na região central da cidade, e o pagamento é feito via aplicativo ou mesmo pessoalmente. E o mais importante: a verba ajuda a financiar outros projetos de mobilidade.
“Negociamos com a empresa que opera o sistema que 38,5% do faturamento mensal é destinado ao Fundo Municipal de Transportes”, explica Guimarães. A fiscalização dessas vagas é feita por veículos com câmeras e sistema de leitura automático de placas.
Incentivo à eletromobilidade
São José dos Campos (SP) é a primeira cidade do Brasil a disponibilizar carros elétricos compartilhados nas vias públicas com sistema dockless, ou seja, sem estações de travamento.
Com ele, os usuários rodam pela cidade e devolvem os automóveis em qualquer local apropriado para estacionamento, dentro da área de cobertura indicada pela Beepbeep, empresa responsável pelo serviço.
A política de preços é por tempo de locação, e a prefeitura também inaugurou vagas exclusivas para carros elétricos para estimular a eletromobilidade.
São José dos Campos tem…
- Cerca de 730 mil habitantes
- Uma frota com 390 ônibus em circulação
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