Shineray lança ciclomotor com injeção eletrônica, mas “fora da lei”; entenda
Phoenix EFI, que deve chegar às lojas em agosto, promete atingir 75 km/h; velocidade, contudo, fere resolução do Contran sobre ciclomotores
A Shineray anunciou o lançamento do seu primeiro ciclomotor com injeção eletrônica. A nova Phoenix EFI, sigla para “electronic fuel injection”, deve chegar às lojas em agosto. Além de ser a primeira cinquentinha “injetada” da marca, a Phoenix EFI será o primeiro modelo da Shineray com injeção eletrônica.
A adoção do sistema de alimentação por injeção eletrônica deve tornar a cinquentinha ainda mais econômica. Contudo, a Shineray não divulgou informações sobre o consumo do modelo. Com o motor de 50 cc, OHC e arrefecido a ar injetado, o desempenho do ciclomotor também deve ser melhor, sem engasgos na aceleração. Segundo a Shineray, o novo ciclomotor Phoenix EFI chegará a 75 km/h de velocidade máxima. Entretanto, caso atinja essa velocidade, o modelo estará “fora da lei”.
O que diz a lei
Afinal, de acordo com a resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor no último dia 3 de julho, são classificados como ciclomotores veículos de rodas, com motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda a 50 cm³ e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h.
Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), ciclomotores não podem ultrapassar 50 km/h. Se o modelo ultrapassa essa velocidade, teria de ser classificada como motocicleta ou motoneta, de acordo com a Abraciclo.
Dessa forma, mesmo com apenas 50 cc, a nova cinquentinha injetada da Shineray precisaria ter, ao menos, freios combinados (CBS). Caso deixe a classificação de ciclomotor, o modelo não pode ser pilotado por quem tem a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Motonetas e motocicletas exigem que o condutor tenha Carteira Nacional de Habilitação categoria “A”.
Questionada se a Phoenix EFI fere a regulamentação do Contran, a Shineray do Brasil não respondeu às perguntas até o fechamento da reportagem. Embora a Phoenix tenha freio a disco, na dianteira, e tambor, na traseira, a empresa também não deixa claro se o modelo conta com sistema CBS, exigido por lei para motonetas e motocicletas.
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