Stellantis faz parceria com empresa especializada em robotáxis para introduzir serviço na Europa
Testes começarão em Luxemburgo nos próximos meses, com planos de expansão para outras cidades europeias no ano que vem

A Stellantis, dona de marcas como Peugeot, Fiat e Jeep, concretizou uma parceria com a Pony.ai, empresa chinesa especializada em veículos autônomos, para introduzir o serviço de robotáxis ainda este ano em Luxemburgo. Os carros terão autonomia nível 4 e o serviço deve aparecer em outros países europeus a partir de 2026.
Os testes começarão em veículos sem necessidade de motorista, ou autonomia nível 4 como é conhecido, e a ideia para dar início ao projeto é utilizar pequenas vans elétricas, baseadas no modelo do Peugeot e-Traveller, cujo tamanho o torna ideal para o transporte de passageiros. Os veículos serão equipados com diversos sensores avançados integrados ao software da Pony.ai, a fim de se adequar aos padrões de segurança estabelecidos no continente europeu.
Leia também: Robotáxis. Modelos da Amazon/Zoox chegam a Las Vegas e NY autoriza testes com veículos da Waymo
“Os veículos autônomos têm potencial para transformar a maneira como as pessoas se movem em nossas cidades, oferecendo opções mais seguras e acessíveis para as comunidades”, disse Ned Curic, diretor de engenharia e tecnologia da Stellantis.
“Estamos muito satisfeitos em realizar essa parceria com a Stellantis para trazer nossa tecnologia de autonomia de veículos para a Europa. A forte presença no continente e o portfólio de diferentes marcas icônicas fazem deles o parceiro perfeito para o crescimento deste mercado-chave para o futuro”, afirmou Dr. Jame Peng, fundador e CEO da Pony.ai.
Leia mais: Nissan inicia testes de mobilidade autônoma em Yokohama
Apesar dos testes iniciais serem focados em veículos comerciais leves, a colaboração entre as duas empresas prepara o terreno para aplicações mais abrangentes, como meios de serviço para tanto pessoas quando mercadorias.
Luxemburgo foi escolhido como local pioneiro do projeto pelo fato da sede da divisão europeia da Pony.ai estar localizada neste país.
As companhias assinaram na última sexta (17) um Memorando de Entendimento não vinculativo que marca o ínicio da parceria para acelerar o desenvolvimento e as implantações do serviço de robotáxis no continente. Esse é o primeiro projeto oficial na Europa, apesar de países como Alemanha e Inglaterra já permitirem testes com veículos autônomos.
Leia também: O papel da inteligência artificial e as barreiras para o uso de táxis-robôs no Brasil
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários