Uber se une à ABVE para ‘acelerar’ a eletrificação no Brasil
Parceria reforça compromisso da Uber com a mobilidade sustentável e infraestrutura para veículos elétricos

O mais novo movimento da Uber em prol da mobilidade sustentável foi anunciado em fevereiro de 2025. A líder global em mobilidade é a mais nova empresa associada à Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Conforme a Uber, esse movimento busca acelerar a eletrificação no Brasil.
Leia também: Mobilidade elétrica: Unicamp inicia programa de formação profissional
Além disso, a plataforma já havia anunciado uma parceria com a BYD e JAC para venda de carros elétricos com condições e preços especiais para os motoristas da Uber. Em todo o mundo, o aplicativo informa que mais de 143 mil motoristas já trocaram seus veículos a combustão para opções elétricas. De acordo com a empresa, isso corresponde a 66 milhões de viagens com emissão zero, cerca de 500 por minuto.
Além disso, a Uber afirma que o Brasil já apresentou um crescimento de 500% de carros elétricos cadastrados na plataforma no último ano. Desta forma, o aplicativo reforça a visão de que é necessário oferecer incentivos para troca de veículos. Somado a isso, a empresa afirma acreditar na importância de garantir uma infraestrutura adequada, com instalação de estações de carregamento acessíveis em todas as regiões.
Uber como nova associada da ABVE
A nova parceria entre a ABVE e Uber aproxima a empresa de cumprir sua meta global de zerar as emissões de fases de efeito estuda (GEE) até 2040. “Nós entendemos que este é um desafio coletivo”, disse Paula Calda, head de Sustentabilidade da Uber para a Améreica Latina.
Ela ainda reforça que a associação da com a ABVE é fundamental, pois fortalece o trabalho já realizado com governos, empresas e motoristas parceiros. “A Uber se junta à ABVE para apoiar uma nova dimensão do transporte sustentável: a prestação de serviços com veículos limpos e de zero emissão”, opina o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
Por isso, essa parceria visa fortalecer os investimentos em infraestrutura, parcerias com fabricantes e iniciativas para sensibilizar os usuários e motoristas.
Leia também: Descarbonização. O que deve ser feito para ‘destravar’ a eletrificação dos ônibus urbanos de SP
0 Comentários