Já começaram as movimentações nas estradas com as pessoas que estão deixando a capital paulista neste feriado de Carnaval. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) estima que 5,4 milhões de veículos sigam para o litoral e o interior do Estado a partir da sexta-feira (17/02).
Dessa forma, além dos cuidados com itens básicos de revisão dos carros, os motoristas devem se preparar, pois é grande a possibilidade de enfrentarem chuvas nas estradas neste feriadão.
Assim, a Defesa Civil estadual alerta para a previsão de precipitações intensas em diversas regiões do Estado de São Paulo até domingo (19).
De maneira que, de acordo com o órgão, o volume de chuvas pode variar entre 80 milímetros e 250 milímetros.
E as regiões mais afetadas devem ser o litoral Norte, a Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Itapeva, além da faixa Leste do Estado.
Leia também: Confira 4 dicas para lidar com alagamentos
Cabe ao condutor avaliar a intensidade da precipitação e, em cada caso, decidir se há condições de seguir viagem ou se é mais prudente fazer uma parada em local seguro.
De maneira que, quando a decisão tomada é continuar, ou mesmo quando não existe um local seguro para parar, é preciso redobrar os cuidados. Confira algumas dicas que podem ajudar:
Além de obrigatório nas estradas, ele auxilia com a visibilidade na pista, especialmente nos casos de neblina, além de ajudar os demais veículos a enxergarem seu carro.
Entretanto, não use farol alto, pois ele atrapalha a visão do condutor e dos que trafegam em sentido contrário;
Dez metros é a distância média recomendada entre o seu veículo e o da frente em qualquer situação.
Assim, com chuva, essa é a distância mínima a se respeitar, pois ela vai oferecer condições de evitar acidentes em casos de freadas bruscas, que são muito mais perigosas com a pista molhada.
Planejar seu trajeto é decisivo para a segurança de motoristas e passageiros e para preservar o automóvel.
Alguns pontos de alagamentos são conhecidos e também podem ser encontrados em páginas oficiais das autoridades e trânsito e rodovias.
Ao ver uma área alagada, contudo, a recomendação é nunca tentar atravessá-la quando a água está na altura do meio da roda do veículo.
A chuva intensa forma uma camada de água sobre o asfalto que, quando o veículo passa, pode fazer com que os pneus deslizem.
Esse fenômeno é chamado de aquaplanagem e é caracterizado pela falta de aderência dos pneus ao solo, acarrtando em perda de controle na direção.
Assim, para evitar acidentes, é fundamental estar com os pneus em dia – calibrados corretamente e com os sulcos preservados – e diminuir a velocidade.
Em último caso, quando se tentou atravessar uma área alagada e o veículo ‘morreu’, a principal recomendação é não tentar religar o automóvel.
Isso pode fazer com que a água seja aspirada para dentro do motor, causando calço hidráulico e travando o propulsor.
Saiba mais: