Vespa celebra 75 anos com série especial; conheça
Ícone de mobilidade urbana, modelo lançado em 1946 é considerado a primeira scooter do mundo
1 minuto, 56 segundos de leitura
13/03/2021
Ícone da mobilidade urbana, a Vespa faz 75 anos em 2021. Lançada em 1946, a Vespa 98 é considerada a precursora das scooters.
Criada na Itália do pós-segunda guerra mundial, como um veículo acessível, fácil de pilotar e econômico, a scooter se tornou um sucesso de vendas em pouco tempo.
Fabricada até hoje pelo Grupo Piaggio, a Vespa se tornou cult e transformou-se em um ícone atemporal do design italiano
. Estrelou filmes clássicos, como a “Princesa e o Plebeu” (1953), no qual Audrey Hepburn e Gregory Peck passeavam pelas ruas da capital italiana. Mas foi “La Dolce Vita” (1960), de Frederico Fellini, que fizeram da scooter símbolo da cultura juvenil e rebelde daquela década.
Para celebrar o aniversário, a Piaggio criou modelos comemorativos. Batizada de “Vespa 75”, a série especial dos modelos Primavera (com motores de 50, 125 e 150 cc) e GTS (125 e 300 cc) estará disponível a partir deste mês nas lojas da marca, na Europa e nos Estados Unidos.
Toda a carenagem da Vespa 75, feita em aço como sempre, traz a cor “Giallo 75th”, um amarelo metálico. Desenvolvida especificamente para a nova série como uma interpretação contemporânea dos tons em voga na década de 1940, a cor evoca a herança, o espírito inovador e o estilo amante da Vespa.
Os painéis laterais e o para-lamas dianteiro exibem o número 75 em um tom um pouco mais forte. Cria-se assim um efeito tom sobre tom elegante, que se repete na frente da scooter, onde a tradicional “gravata” é pintada em um amarelo opaco.
A scooter comemorativa traz assento em couro nobuk especial em cinza claro. Os aros das rodas são pintados em cinza com acabamento em diamante e há muitos detalhes cromados, como os enfeites da “gravata”, o emblema no para-lama dianteiro, a capa do escapamento e os retrovisores.
O bagageiro traseiro, outra acessório exclusivo da Vespa 75, também é cromado: ele carrega uma bolsa redonda cujo formato reproduz o típico porta-estepe. Curiosidade: a Vespa é uma das poucas motos, se não a única, a ter um pneu extra.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários