Robotáxis em Londres: Waymo deve lançar serviço em 2026

Buscando sugestões para:


Publicidade

Waymo se prepara para lançar táxis sem motorista em Londres

Por: Vitor Queiroz . Há 1 min atrás
Inovação

Waymo se prepara para lançar táxis sem motorista em Londres

Empresa anunciou que, em 2026, pretende colocar em prática seu primeiro serviço de robotáxis fora dos EUA

2 minutos, 4 segundos de leitura

22/10/2025

O serviço da Waymo chega este ano ainda com autonomia completa em 2026
Waymo pretende lançar o serviço de robotáxis em Londres no ano que vem. Os primeiros testes devem ocorrer sem motorista a partir de abril. Foto: Adobe Stock

Londres será a primeira cidade europeia a receber os veículos autônomos da Waymo, empresa de robotáxis criada nos Estados Unidos. Os carros já contam com milhões de quilômetros rodados sem motorista onde a empresa nasceu e, agora, a Waymo mira uma expansão no mercado internacional, com Tóquio e Londres como principais mercados.

Nas próximas semanas, os carros elétricos do modelo Jaguar I-Pace devem começar a rodar na capital britânica com motoristas. A intenção destes primeiros testes é reunir informações e criar um banco de dados para dar início à direção autônoma a partir de abril de 2026, quando o Reino Unido autorizará circualão dos veículos sem motoristas.

Entretanto, uma implementação completa do serviço só deve acontecer quando a Lei de Veículos Automatizados do país, aprovada em 2024, entrar em vigor no final de 2027.

Leia também: Robotáxis. Modelos da Amazon/Zoox chegam a Las Vegas e NY autoriza testes com veículos da Waymo

O serviço chegará com a parceria da Moove, que também gerencia a frota de veículos nos EUA, e as viagens testes serão solicitadas pelo aplicativo da Waymo.

“A Waymo está tornando as estradas mais seguras e o transporte mais acessível onde operamos. Demonstramos como escalar, de forma responsável, o transporte por aplicativo totalmente autônomo e mal podemos esperar para expandir os benefícios da nossa tecnologia para o Reino Unido”, afirmou Tekedra Mawakana, co-CEO da empresa.

Para a secretária de Estado dos Transportes do Reino Unido, Heidi Alexander, a presença da empresa poderá expandir a variedade de veículos acessíveis, além de empregos, investimento e oportunidades. “Investimentos de ponta como este nos ajudarão a cumprir nossa missão de sermos líderes mundiais em novas tecnologias e liderar uma renovação nacional que promova mudanças reais em nossas comunidades”, afirmou.

Leia mais: Stellantis faz parceria com empresa especializada em robotáxis para introduzir serviço na Europa

No futuro, a empresa terá concorrência local da Uber, que está trabalhando com uma startup inglesa para também levar robotáxis ao país a partir de 2026.

A cidade de Londres não é a primeira a robotáxis da Waymo fora dos Estados Unidos, pois Tóquio já recebeu duas dúzias dos modelos para pequenos testes. O Japão deve ser o primeiro mercado asiático focado pela empresa.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login