Zontes: nova marca chinesa deve estrear no Brasil com três motos; conheça
Modelos da Zontes que devem chegar às lojas no início deste ano vazam nas redes sociais; confira detalhes, fotos e o provável preço
A Zontes, nova marca chinesa de motos que chega ao Brasil neste ano, deverá comercializar três modelos no País, inicialmente. A informação apareceu em uma enquete entre os seguidores do perfil da Marello Motos no Instagram. A pesquisa queria saber qual dos modelos 310R, 310T e 310 V da Zontes os seguidores comprariam.
O grupo Marello tem concessionárias Bajaj, Haojue, Kawasaki, Kymco e Suzuki no Estado de São Paulo. Vale lembrar que a chinesa Zontes chega ao Brasil pelas mãos da JTZ Motos, que monta e comercializa as marcas Suzuki, Haojue e Kymco no mercado nacional.
Além de revelar que o grupo Marello terá uma concessionária da Zontes, a postagem afirma que faltam “menos de 30 dias” para começarem as vendas da marca no Brasil. Confirmando, assim, a informação do gerente comercial da JTZ Motors, Ricardo Kato, de que as motos da fabricante chinesa chegariam ao País no início deste ano. Em suma, a Zontes deve chegar em breve.
Quais motos da Zontes vêm ao Brasil?
De acordo com a postagem da Marello Motos, são três as motos da Zontes que vêm ao Brasil, pelo menos, neste primeiro momento. Entre os modelos que o grupo de concessionárias revelou estão a naked 310R, a trail 310T e a custom 310 V.
Os modelos compartilham o mesmo motor de um cilindro, 312 cm³, com arrefecimento líquido. Alimentado por injeção eletrônica, o monocilíndrico produz cerca de 35 cv de potência máxima a 9.500 rpm, e cerca de 3 m.kgf de torque a 7.500 giros. O câmbio tem seis marchas. A capacidade cúbica e o desempenho são bastante semelhantes aos motores de 310 cc da BMW, que equipa a G 310R e a G 310GS.
310R
A Zontes 310R tem estilo naked, com a massa concentrada na parte dianteira, conferindo um visual musculoso ao modelo. Farol, lanterna e piscas são de LED. Pelo menos, nas versões comercializadas em outros mercados, pois a JTZ Motors pode alterar algumas das especificações para o mercado brasileiro.
Na parte ciclística, a naked 310R usa rodas de liga-leve, calçadas com pneus sem câmara. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS da Bosch. O conjunto de suspensões usa garfo telescópico invertido, na dianteira, e um monoamortecedor, na traseira. O peso a seco é de 145 kg.
Vale destacar ainda alguns diferenciais da 310R, vendida em outros mercados, como o sistema de partida Keyless, ou seja, com chave de presença. A naked, segundo o site da Zontes, ainda tem bateria de lítio e abertura elétrica do tanque de combustível.
310T
Outro modelo, que apareceu na postagem nas redes sociais, foi a 310R. A moto de estilo trail conta com versões com roda aro 17 e aro 19, na dianteira, porém, não se sabe ao certo qual virá ao Brasil. Contudo, a imagem mostra a versão com rodas raiadas e aro 19, na frente, e 17 atrás.
A iluminação deve ser em LED, aliás, como a maioria das motos produzidas pela Zontes atualmente. Destaque ainda para o grande painel digital com tela colorida e o para-brisa, que ajuda àqueles que pretendem pegar a estrada.
As suspensões aparentam ter curso maior do que na versão naked, embora a Zontes não traga essa informação em seu site oficial. Com freios ABS nas duas rodas, a trail da Zontes ainda tem tanque com 19 litros de capacidade.
310V
Um dos modelos da Zontes mais cotados para o Brasil, a custom 310V tem design inspirado na Ducati Diavel. Muito em função de seu conjunto óptico de LED em formato ovalado e sua rabeta minimalista, com um pequeno sissy-bar (encosto para garupa).
Mas, ao invés de um monobraço traseiro, a Zontes 310V usa balança convencional com sistema de amortecimento bichoque. Na dianteira, porém, também usa garfo telescópico invertido. Assim como suas irmãs trail e naked, a custom 310V tem freio a disco nas duas rodas com sistema ABS da Bosch.
Como diferencial, além da chave de presença, a custom da Zontes tem um painel colorido de TFT, que traz diferentes formas de exibição das informações. Outro detalhe interessante é a dupla entrada USB para recarregar smartphones ou GPS.
Quanto vão custar as motos da Zontes?
Como a maioria das marcas chinesas, a Zontes aposta em motos bem equipadas, com faróis de LED, freios ABS e outras características, para se destacar entre fabricantes mais famosas. Tudo isso por um preço menor do que a concorrência.
A JTZ Motors ainda não revelou detalhes da operação da Zontes no Brasil, mas tudo indica que as motos deverão ser montadas em Manaus (AM). Dessa forma, os modelos contariam com as isenções fiscais oferecidas às empresas instaladas na Zona Franca da capital amazonense, onde, aliás, a JTZ já monta as motos da Haojue e as scooters da Kymco.
A postagem da Marello Motos, feita em 26 de fevereiro no Instagram, também afirmou que as motos da Zontes vão custar entre R$ 27 mil e R$ 30 mil. Apesar de não ser uma informação oficial da JTZ, os valores estão próximos dos preços praticados pela Zontes em outros mercados.
Em Portugal, por exemplo, onde a Zontes já tem um representante, a 310V custa 5.033 euros, ou seja, cerca de R$ 27.500. Isso não significa que esse será o preço no Brasil. Mas dá uma ideia dos valores das motos da Zontes no País.
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