Buscando sugestões para:


Na Perifa

A importância de políticas públicas para enfrentar a violência contra a mulher

Mesmo que antigas demandas por equidade, saúde preventiva e integral, justiça reprodutiva e eliminação da violência estejam se fortalecendo, mulheres e meninas continuam ficando para trás.

1 minuto, 1 segundo de leitura

31/03/2022

Por: Expresso na Perifa

Mesmo que antigas demandas por equidade, saúde preventiva e integral, justiça reprodutiva e eliminação da violência estejam se fortalecendo, mulheres e meninas continuam ficando para trás. Foto: Eric Audras/Getty Images

Para falar da importância de políticas públicas — em especial a favor das mulheres e no combate à violência doméstica — o podcast Expresso na Perifa entrevistou a cientista política Tainah Pereira, que trabalhou na Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher da cidade do Rio de Janeiro e está na coordenação do movimento Mulheres Negras Decidem.

A especialista fala de maneira simples como projetos desse tipo, se bem elaborados e conduzidos, agem no enfrentamento e na prevenção de agressões. Tainah explica, por exemplo, que políticas públicas são feitas a partir de dados. “É muito importante que cidades, estados e países tenham mecanismos de monitoramento que permitam uma análise concreta da realidade”, diz. Outro fator importante para que esse instrumento legal e social se desenvolva é a discussão puxada pela sociedade civil: “quando situações de violência contra as mulheres são retratadas na mídia, nos filmes e nas músicas, isso provoca debate e eventualmente leva à elaboração de políticas públicas”.

Aperte o play e saiba mais.

Podcast Expresso na Perifa
Direção: Lucas Veloso
Apresentação: Artur dos Anjos
Locução de vinhetas: Viviane Zandonadi

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login