Cosméticos ajudam a melhorar a autoestima de mulheres com câncer | Mobilidade Estadão | Na perifa

Buscando sugestões para:


Cosméticos ajudam a melhorar a autoestima de mulheres com câncer

Por: Estadão Conteúdo . 13/10/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Na Perifa

Cosméticos ajudam a melhorar a autoestima de mulheres com câncer

No mês da conscientização sobre a doença, é preciso mencionar a importância dos tratamentos complementares, diz especialista

2 minutos, 27 segundos de leitura

13/10/2022

Por: Estadão Conteúdo

Mulheres seguram o laço da conscientização sobre o câncer de mama, que simboliza a campanha Outubro Rosa. FOTO ILUSTRATIVA: GETTY IMAGES

O câncer de mama acomete principalmente as mulheres. Para ter uma ideia, no ano de 2021 foram informados cerca de 66 mil novos casos — o que representa cerca de 44 casos a cada 100 mil mulheres. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os principais fatores de risco da doença são excesso de peso, idade avançada e histórico familiar. Por isso, o Outubro Rosa é uma campanha que conscientiza as mulheres sobre a importância de exames de rotina para um diagnóstico precoce e prevenção da doença.

Entre os principais tratamentos estão a quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e cirurgia, que podem incluir a remoção do tumor ou mastectomia — retirada completa da mama. Os meses de tratamento, dependendo do caso, podem ser longos e, muitas vezes, mexem com a autoestima da mulher — já que pode haver queda de cabelo e pele ressecada, no caso da quimioterapia.

De acordo com Natália Brezinski, fundadora da Lieve, empresa de cosméticos que busca fazer produtos de beleza que melhoram o bem-estar e a autoestima de pacientes oncológicos, alguns produtos, como os de sua marca, são pensados em impulsionar a autoestima dos pacientes, que devido ao tratamento, podem ser infligidos a perda de cabelo ou problemas dermatológicos.

“Nossas fórmulas foram estudadas com base neurocientífica para trazer experiências sensoriais prazerosas durante os momentos de auto cuidado com a pele. São texturas inovadoras, que se fundem na pele de maneira extremamente delicada, aveludado, que age como uma carícia e higieniza, hidrata e restaura a barreira cutânea”, relata Natália.

Complemento a outros tratamentos — Investir em cosméticos e atividades complementares pode ser ótima alternativa para a mulher se sentir mais feliz e confiante para enfrentar a doença. Quanto mais força de vontade a paciente apresenta, maior são as possibilidades dela se recuperar logo.

“No estudo intitulado ‘O uso e os benefícios percebidos decorrentes do uso de medicina complementar e alternativa por pacientes com câncer na Austrália’, 80% dos pacientes reportaram que os tratamentos complementares podem ser benéficos à saúde, mesmo quando a eficácia de alguns deles não tenha sido comprovada. Esse levantamento mostrou que o estado mental positivo levava a uma melhora do quadro clínico dos pacientes, que sentiam menos dor ou incômodo durante as práticas médicas de químio e radioterapia”, complementa Natália.

Além disso, apostar no uso de uma linha completa de cosméticos desenvolvidos exatamente para pessoas que enfrentam o câncer, pode diminuir as dificuldades dos tratamentos comuns, que podem estar envolto em dores e desconforto. “Certamente esses pequenos momentos de felicidade distribuídos ao longo do dia durante as rotinas de cuidados com a pele, o banho, a preparação para dormir e até para relaxar podem beneficiar enormemente os pacientes em qualquer fase do tratamento da doença”, ressalta.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login