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Direção e gestão financeira: uma boa dupla para as conquistas dos motoristas de transporte por app

Por: Apresentado por 99 e Blue Studio . 16/08/2022

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Direção e gestão financeira: uma boa dupla para as conquistas dos motoristas de transporte por app

Há cinco anos nas ruas da capital paulista, Leo Tubosaka revela os benefícios de contabilizar e analisar gastos diários para aprimorar seus ganhos

4 minutos, 6 segundos de leitura

16/08/2022

Por: Apresentado por 99 e Blue Studio

O motorista Leo Tubosaka também participa de todas as campanhas feitas pela 99, que proporcionam melhores ganhos mesmo rodando menos quilômetros. Foto: Arquivo Pessoal

Logo nos primeiros meses como motorista de aplicativo, Leo Tubosaka, 54 anos, entendeu a importância de criar uma estratégia para obter sucesso neste segmento. A clareza veio das anotações diárias sobre sua rotina profissional, contemplando informações como percurso, quantidade de quilômetros rodados, além de seus gastos e os ganhos. “A forma como trabalhava no início, há cinco anos, mudou muito pela observação desses números”, avalia. “Esses dados são essenciais e, com o tempo, fui aperfeiçoando. Sei exatamente qual é meu gasto por dia”, explica.

Essa experiência veio de quando Tubosaka era proprietário de um e-commerce. Ele conta que, com o tempo, passou a dar foco às campanhas feitas pela 99, como as atuais Taxa Zero, Multiplica e Corra e Ganhe. “Elas sempre são mais rentáveis do que as corridas comuns. Um profissional desse segmento roda, em média, 5 mil quilômetros por mês. Dirijo 2,3 mil/mês e posso garantir que meu ganho é superior, justamente porque desenvolvi uma estratégia”, esclarece Tubosaka.

Por ser experiente, ele faz parte da iniciativa Projeto Anjo, que presta ajuda aos parceiros mais novos durante 30 dias, tirando suas dúvidas e apresentando sugestões. “Entendo que cada um tem seu estilo de trabalho e vai adaptá-lo à sua rotina”, explica. “Mas é bom ter uma orientação de quem já passou por muitas situações. Eu gostaria de ter tido essa consultoria”, lembra.

E, de fato, são diversos acontecimentos em cada jornada e cada um exige formas de lidar. “É um entra e sai no carro o dia todo e um dos maiores desafios é mantê-lo limpo, algo fundamental. Tem gente que gosta de conversar, outras não. Enfim, são vários perfis de pessoas”, reforça.
Sorte é sempre bem-vinda

Morador da zona norte da capital paulista, Tubosaka é bastante focado nas campanhas, o que faz com que ele não tenha um período ao volante bem definido, já que elas acontecem em diferentes horários. “Como atuo full time (em período integral) nesta profissão, para mim é mais fácil ter essa flexibilidade. E dirijo nos finais de semana”, conta. “Muitos acreditam que não tem movimento, mas isso é um mito. São dias em que, normalmente, não há trânsito na cidade, então o consumo de combustível é menor”, dá a dica.

Tubosaka roda com mais frequência nos bairros e entornos da Vila Maria e Vila Guilherme. Mesmo com toda experiência, ele comemora quando é premiado com algo que não pode controlar: a sorte. “Apesar de toda estratégia, com certeza ajuda muito quando só aparecem corridas boas.”

Conquistas e dicas que valem ouro – Tubosaka se orgulha de conseguir quitar, desde o início como motorista de app, todas as suas contas. “Hoje em dia isso é quase um luxo. Minha despesa mensal não é baixa: pago convênio para a minha família e uma das minhas prioridades é bancar a educação da minha filha, que estuda em colégio particular. Disso eu não abro mão”, conta o pai de Flavia Kaori, de 7 anos.

Como motorista cinco estrelas e dirigindo na categoria 99Comfort, ele cita várias orientações sobre o que fazer para “chegar lá”. “Em primeiro lugar, é preciso ter educação e cumprimentar o passageiro. Também é muito importante sempre checar o destino, porque já aconteceu de estar errado. Então, esse hábito pode evitar problemas para o motorista e para o cliente”, alerta.

Se a pessoa não quiser conversar, é preciso respeitar. “Gosto de conversar, mas temos que deixar o passageiro à vontade. Mantenho o rádio desligado e só ligo se pedirem. E, mesmo não sendo mais obrigatório, ainda uso máscara”, conta. Manter o carro limpo é algo “básico” e, para isso, Tubosaka deixa o veículo para lavar periodicamente em um lava-rápido, além de contar com a ajuda de um aspirador portátil.


COMO SUBIR DE NOTA
Com base na experiência de diversos motoristas, a 99 preparou algumas recomendações para que os parceiros possam oferecer um atendimento cada vez melhor, alcançando, dessa forma, notas mais altas

• Ser gentil: cumprimente os clientes e mantenha o bom humor; disponibilize carregadores para celular e ofereça água e balas

• Facilitar o pagamento: se aceitar corridas em dinheiro, tenha sempre troco: sempre R$ 50 em notas de R$ 5 e R$ 2 e R$ 10 e trocados em moedas. E, se o pagamento for via maquininha, mantenha-a ligada e conectada

• Para chegar ao destino: cheque sempre com o passageiro o endereço de desembarque. Para chegar lá use GPS, mas é fundamental perguntar se o cliente tem um caminho de preferência

• Tornar o trajeto ainda mais agradável: pergunte se passageiro aprecia a rádio sintonizada e o volume ou se ele quer alguma outra

• Manter o carro limpo: existem lava-rápidos com preços diferenciados para motoristas de aplicativo


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