Nas periferias, ‘vencidinhos’ são alternativas para garantir alimentação dos mais pobres
Nas periferias, ‘vencidinhos’ são alternativas para garantir alimentação dos mais pobres
“Eu gosto de comparar produtos próximos ao vencimento porque são mais baratos e a qualidade é a mesma. Na minha casa somos sete pessoas e a gente consegue consumir tudo antes do prazo de validade”, conta Gisele Barbosa.
A dona de casa de 34 anos, relata que em meio a tanta inflação a melhor alternativa para ter acesso a alimentos com qualidade e na quantidade apropriada foi comprando em lugares que vendem esse tipo de produto. No distrito da Pedreira, zona Sul de São Paulo onde mora”. Gisele conta que no seu bairro a maioria dos seus vizinhos compram no mesmo local.
“Na minha rua quase todos os meus vizinhos costumam comprar esse tipo de produto. Para quem tem filho pequeno é muito bom. Sempre tem iogurtes e coisas para colocar na lancheira das crianças”, afirma.
O distrito da Pedreira, local em que o mercado fica localizado, possui uma população de aproximadamente 158.656 mil habitantes. Além de abastecer essa população, o supermercado também é muito procurado pelos distritos vizinhos. Cidade Ademar, Campo Grande, Cidade Dutra, Grajaú e pelo município de Diadema, cidade da grande São Paulo.
Segundo Luciano Timm, professor da Faculdade Getúlio Vargas, a população mais vulnerável sofre mais com a inflação, pois não geram poupança para se proteger das variações de preços. “Pessoas mais pobres sofrem porque há correlação entre educação, renda e alimentação; assim, pessoas mais pobres tendem a se alimentar pior neste período de altas nos preços”, explica.
Geralmente, os produtos comercializados com desconto estão perto do vencimento com no mínimo trinta dias e no máximo seis meses para vencer.
Ainda na zona sul de São Paulo, o supermercado Public é um exemplo de comércio com os ‘vencidinhos’. “Aqui, temos como iogurtes, requeijão e processados”, diz Mariana Firmino, uma das responsáveis pelo local.
Já no Supermercado Vanessa, na zona norte de São Paulo, a variedade dos ‘vencidinhos’ é maior. Por lá, lá o consumidor consegue encontrar frango, carne vermelha e carnes pré cozidas como mortadela, presunto e mussarela. Com mais de 30 anos, baixar os preços pensando na validade é vantagem para todo mundo. “Quando nosso estoque está muito grande e próximo a vencer, a gente faz promoção. Quanto mais próximo do vencimento mais barato fica”, explica Dayane, responsável pelo local.
Ainda de acordo com o especialista Luciano Timm, a venda de produtos perto do prazo de validade é uma tendência não apenas no Brasil, mas também em outros países como Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. “Isso é comum em vários países do mundo e chegou ao Brasil. Quanto mais alternativas aos consumidores, melhor, desde que garantida a informação clara e correta.”
No Reino Unido, por exemplo, os mercados estão retirando gradualmente as datas de validade de uma série de itens perecíveis. A ideia é abolir a “data de validade” por um modelo “best before” praticado na União Européia, Reino Unido, EUA e Canadá. Expressão utilizada destacar a data de validade expirada do alimento. E indicar que o fato da data de validade expirada não significa que o produto não esteja mais adequado para consumo.
Anote alguns endereços em São Paulo:
Supermercado Pedreira (Public Alvarenga) | Zona sul
Endereço: Estr. do Alvarenga, 2820 – Balneário São Francisco
Horário de funcionamento: De seg a sáb das 8h às 22h dom das 8h às 14h
Mercadinho Lessa | Osasco
Endereço: Rua Ametista, 46 – Mutinga
Horário de funcionamento: Seg a Sáb das 9h às 18h; dom das 9h às 13h
Supermercado da Vanessa | Pirituba
Endereço: Av. Elísio Cordeiro de Siqueira, 227 – Jardim Santo Elias, São Paulo – SP, 05136-000
Horário: Seg a Sex das 08h30 às 18h30
Supermercado da Vanessa | Zona Oeste
Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 3473 – Vila Lageado, São Paulo – SP, 05339-000
Horário: Seg a Sex das 08h30 às 18h30
Vencidinho Nova Jerusalém | Zona Leste
Rua Nova Jerusalém, 950 – SP
Horário: Seg a Sex das 09h às 18h
Supermercado Vovó Zuzu | Centro
Horário Seg a Sáb dás 6h30 às 22h dom e feriados das 8h às 17h
Parque Dom Pedro II,928, São Paulo – SP
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários