Buscando sugestões para:


Na Perifa

Vila de 350 casas modulares de 18 m² receberá população de rua em São Paulo

As moradias serão destinadas prioritariamente a famílias e idosos que estejam nessa condição há menos de dois anos

1 minuto, 25 segundos de leitura

28/07/2022

Por: Estadão Conteúdo

Localizadas na região do Bom Retiro, as unidades são semelhantes a contêineres, com banheiro, quarto e espaço para cozinhar. Foto: Marcelo Pereira/Secom/Divulgação Prefeitura SP

Uma vila de casas modulares de 18 metros quadrados abrigará pessoas em situação de rua na região central da cidade de São Paulo. Batizada de Vila Reencontro, a inciativa fica localizada em um antigo terreno de 16 mil metros quadrados na Avenida do Estado, na região do Bom Retiro, e já recebeu parte do total de 350 unidades na manhã de quarta-feira (27).
A previsão é que as primeiras famílias passem a residir temporariamente no local a partir de setembro, dando prioridade a quem tem crianças. Cada unidade receberá quatro pessoas, totalizando 1,4 mil.
As unidades são semelhantes a contêineres, com banheiro, quarto e espaço para cozinhar. A ideia é que funcionem como moradias temporárias, por cerca de um ano.

Moradia e outros serviços
Um censo próprio realizado em 2021 realizado pela gestão municipal identificou um aumento de 31,4% na população em situação de rua na cidade, com um total de 31.884 pessoas. A vila é uma das ações voltadas a mudar esse quadro.

Os moradores terão acesso a outros serviços no local, voltados especialmente à saúde e ao emprego, além de uma unidade da rede Bom Prato a partir de novembro.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve no local para uma vistoria técnica. De acordo com ele, o foco principal da Vila Reencontro “é ser uma situação de porta de saída, para que a pessoa transitoriamente possa ter a sua autonomia e se inserir no mercado de trabalho“, destacou.

De acordo com a Prefeitura, o projeto é inspirado em iniciativas nos Estados Unidos e na Europa. A implantação foi criticada por parte dos moradores e comerciantes locais, que chegaram a criar um abaixo-assinado.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login