Patrocinados

Como escolher os pedais para sua bike

Um dos primeiros passos depois de comprar uma bike, é ver o tipo de pedal apropriado para você. São muitas opções no mercado e com características muito diferentes entre si. Nesse guia vamos te ajudar com tudo que você precisa sobre como escolher os pedais para sua bike

5 minutos, 33 segundos de leitura

20/08/2021

Por: Gabriel Manzelli

Primeiramente ao escolher os pedais da sua bike, pense no tipo de uso que você faz da bike. Você vai andar de bicicleta de estrada ou MTB? Você está procurando a eficiência dos pedais clipless ou a liberdade que você tem com os pedais de plataforma?

Se você decidir usar pedais clipless, certifique-se de que seus pedais tacos e sapatilhas sejam compatíveis. Bem como os tacos podem ser vendidos com os pedais ou separadamente.

Principais considerações antes de escolher um pedal

Clipado ou não clipado? : Se quiser mais eficiência e controle, um pedal clipless. Com as sapatilhas presas aos pedais, você tem uma pedalada mais consistente e com melhor transferência de potência. Porém se você busca mais mobilidade e conforto ao caminhar fora da bike, um pedal plataforma pode ser a escolha ideal.

Que tipo de pedal você vai fazer? : Por exemplo se você busca pedais em estradas, com maior transferência de potência, um pedal com 3 pontos de fixação pode ser o ideal, bem como um pedal com 2 pontos de fixação pode ser ideal para MTB e algo recreacional.

Quer saber quanto vale sua bike?

Consulte abaixo

Tipo de calçado que prefere usar?: Às vezes, o tipo de calçado que você prefere usar, vai ser definitivo para a escolha dos pedais. Por exemplo, se você vai caminhar com alguma frequência durante os pedais, considere pedais de MTB com clip ou plataforma.

Tipos de pedais

Pedal Clipless

O clipless nada mais é do que um pedal que se agarra aos pés sem os clipes externos, ou melhor, sem os firma-pés. Por isso os pedais de encaixe hoje são conhecidos como clipless, pois são pedais que fixam os pés mas não possuem o “clip” externo e sim um taco (ou cleat em inglês) na sola da sapatilha, que se encaixa mecanicamente ao pedal através de um sistema de engate e desengate controlado por uma mola.

Plataforma

Os pedais plataforma têm suas vantagens. Por exemplo para uso urbano em distâncias curtas os pedais plataforma são mais indicados pela praticidade e facilidade. Os pedais plataformas são mais acessíveis, pois não é obrigatório comprar sapatilhas específicas, nem tacos, o que diminui consideravelmente os gastos

Mountain Bikers que gostam de trilhas mais técnicas ou que curtem fazer muitas manobras e saltos muitas vezes preferem os pedais de plataforma pela grande área de apoio e liberdade de se tirar e colocar o pé em situações como curvas, saltos e outros desafios

Pedais Mistos (Híbridos)

Para quem gosta da eficiência e segurança dos pedais de encaixe e não abre mão da praticidade do pedal plataforma. Existem diversos pedais no mercado onde é possível ter os dois. Os pedais híbridos ou mistos normalmente possuem uma ampla plataforma para pedalar com os pés livres de um lado e do outro com clip de encaixe para fazer as trilhas com segurança, ou seja, é o pedal perfeito para quem busca fazer pequenos pedais urbanos durante a semana para ir ao trabalho ou a padaria e também fazer umas pedaladas mais serias e trilhas de MTB no final de semana.

Que tipo de pedal você vai fazer?

Benefícios dos pedais de estrada/Speed

A maioria dos ciclistas de estrada prefere pedais clipless porque a conexão entre a sapatilha e o pedal garantem melhor transferência de potência e eficiência durante cada pedalada.

Pedais de bikes de estrada geralmente apresentam presilhas com um design de 3 furos. Isso geralmente é chamado de presilha do tipo “Look” (em homenagem à empresa que foi pioneira em seu uso) ou sistema SPD-SL. Essas travas são maiores, feitas de plástico e se projetam mais longe da sola da sapatilha do que um design de 2 furos comparável.

A vantagem de 3 furos é que o clip maior é capaz de distribuir a força aplicada ao pedal por uma área mais ampla. Isso reduz a pressão nos pontos de conexão e permite uma conexão segura durante as altas cargas de estresse de pedalar uma bicicleta de estrada.

Benefícios dos pedais de mountain bike
Thomas Pidcock performs at UCI XCO World Cup in Les Gets, France on July 4th, 2021 // SI202107040746 // Usage for editorial use only //

Pedais clipless para mountain bike apresentam travas com 2 furos e rebaixadas na sola, permitindo uma caminhada mais confortável. Os parafusos são colocados através dos dois furos que prendem a presilha a dois trilhos ou fendas na parte inferior de uma sapata compatível.

Isso permite que você deslize a presilha ligeiramente para frente e para trás para obter o ângulo e o posicionamento adequados para máximo conforto e facilidade de encaixe no pedal.

Os mountain bikers podem optar por pedais clipless se quiserem mais eficiência do pedal ou melhor controle de suas bicicletas, mais potência ao escalar ou se não quiserem se preocupar com o pé escorregando dos pedais.

Os ciclistas que desejam tirar o pé dos pedais livremente, não se sentem tão confortáveis ​​com o uso de pedais clipless ou se estão apenas aprendendo também podem preferir a facilidade dos pedais de plataforma.

Escolhendo pedais para ciclismo recreativo

Se você é um ciclista mais casual, pode optar por pedais planos ou um sistema clipless de 2 furos, pois é mais fácil andar com sapatilhas compatíveis, bem como entrar e sair da bicicleta.

Escolhendo pedais para o deslocamento de bicicleta

Bem como, se você se desloca para o trabalho em longas distâncias, a eficiência dos pedais clipless. Mas se você precisa de calçados que sejam mais confortáveis ​​para andar ou que possa usar em qualquer lugar, considere pedais planos que sejam compatíveis com qualquer calçado.

Ou considere os pedais híbridos

Por exemplo o pedal híbrido oferece a flexibilidade dos pedais de plataforma de um lado com a eficiência de um sistema sem grampo do outro. É um excelente pedal de transição para quem quer facilitar o uso do clip. Enquanto a maioria das pessoas pensa em pedais sem grampos vão “all in” ou não, eles oferecem uma alternativa para aqueles que nem sempre andam com um calçado de ciclismo.

Por fim, vale ressaltar que o mais importante é que você se sinta seguro e confortável com seu pedal. E lembre-se que você encontra todos os tipos de pedais novos e usados na Semexe.com

O post Como escolher os pedais para sua bike apareceu primeiro em semexe news.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login