Daniel Serra fatura e Stock Car Pro Series 2022 | Estadão Mobilidade

Buscando sugestões para:


Daniel Serra fatura o “primeiro turno” da Stock Car Pro Series 2022

Por: Alan Magalhães . 13/07/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Patrocinados

Daniel Serra fatura o “primeiro turno” da Stock Car Pro Series 2022

Mais uma virada recolocou o tricampeão na ponta da tabela

3 minutos, 38 segundos de leitura

13/07/2022

Nelson Piquet Jr. e a equipe Motul TMG cresceram muito na primeira metade do campeonato. Foto: Duda Bairros

Parece que começou “ontem”, mas a temporada 2022 da Stock Car Pro Series acabou de completar sua primeira metade, após as etapas (quinta e sexta) disputadas no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O hipotético primeiro turno da competição, que não vale nenhum ponto, foi vencido, na última hora, pelo paulista Daniel Serra.

Ele se valeu do infortúnio do até então líder, Gabriel Casagrande, que não pontuou nas duas corridas disputadas no domingo, no Velopark, depois de ter vencido a primeira corrida da quinta etapa, no sábado, quando marcou 32 pontos, incluindo os 2 de bonificação pela pole position, e chegado em oitavo, na segunda corrida do dia, o que lhe rendeu mais 13 pontos na tabela.

A competitividade da Stock Car sempre foi seu ponto alto. E ela vem se acirrando cada vez mais, já que o nível da pilotagem, que não admite mais diletantistas, como no passado, e das equipes, cada vez mais fortes e equipadas, vem achatando a tabela e impedindo que alguém desgarre na pontuação. Se já houve momentos em que sempre os mesmos pilotos e as mesmas equipes venciam, isso vem se alterando de forma significativa. Foram-se os tempos das equipes boas e ruins. Hoje em dia, todas são ótimas. O diferencial está nos detalhes.

A temporada 2022 começou como terminou a anterior, com o atual campeão, Gabriel Casagrande, marcando a pole position e vencendo a primeira etapa, em Interlagos, mais uma vez marcando os 32 pontos máximos em uma corrida. No resultado somado do final de semana, Casagrande confirmava a liderança; porém, com alguns nomes mostrando a que vinham, como o próprio Serra, Thiago Camilo, Galid Osman, Ricardo Zonta, Allam Khodair, Marcos Gomes, Rafael Suzuki, Júlio Campos e Gaetano Di Mauro – para citar os dez primeiros, após a etapa inaugural.

Porém, depois das etapas de Goiânia e Rio de Janeiro, o panorama da classificação demonstrava uma reação de Daniel Serra, que reassumia a ponta da tabela com 1 ponto de vantagem sobre Casagrande. Thiago Camilo permanecia na terceira posição, mas dois nomes fortes apareciam no seu encalço: Ricardo Maurício e Cesar Ramos, quarto e quinto, respectivamente. O jovem Gaetano Di Mauro, uma das belas revelações da categoria, mantinha-se em sexto, à frente de outra “raposa felpuda”, que dava as caras, Rubens Barrichello, sétimo, àquela altura.

Novas protagonistas

Entre as equipes, a supremacia nos últimos anos vinha sendo da RC, do mítico preparador Rosinei Campos. Sua maior oposição originou-se na recém-formada A.Mattheis/Vogel, atual campeã, que trouxe junto a RCM (também da organização RC), Ipiranga Racing, Full Time Sports e sua extensão Full Time Bassani, KTF Racing, KTF Sports e Blau Motorsport, equipes que vêm mostrando estar no mesmo nível de excelência. Outra que cresceu muito foi a recém-criada Motul TMG Racing, que, inclusive, venceu a segunda prova do sábado no Velopark, com Nelson Piquet Jr.

Depois de retomar a ponta da tabela, na etapa do Velocitta, Casagrande viu Serra reassumir a liderança, com 184 pontos, no Velopark, deixando o atual campeão com a vice-liderança e 173 pontos. Depois de um final de semana quase perfeito na segunda etapa, Rubens Barrichello vem crescendo na tabela, em cima de sua regularidade, e já ocupa a terceira posição, com 152 pontos.

Disputas entre as equipes colocam a parte técnica da Stock Car em novo patamar. Foto: Marcelo M. de Melo  

Ele está à frente de Gaetano Di Mauro (um dos vencedores no Velopark), do argentino Matías Rossi (quinto colocado), Bruno Baptista (sexto), do gaúcho Cesar Ramos, do paulista Rafael Suzuki (nono) e Nelson Piquet Jr., que já figura entre os dez melhores, com 107 pontos.

A próxima etapa da Stock Car Pro Series será disputada no autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde todas as equipes conhecem cada metro daquele asfalto. Daniel Serra, em função de compromissos internacionais, não disputará a etapa: será substituído por Felipe Fraga, campeão em 2016 e, hoje, coincidentemente, fora da Stock Car, e disputando corridas internacionais.

A próxima etapa da Stock Car Pro Series será disputada dia 31 de julho, com transmissão, ao vivo, pelo site do Estadão

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login