Patrocinados

Recorde absoluto nesta edição do Rally dos Sertões

Está chegando a largada do maior rally das Américas, marcada para 13/08, da praia da Pipa, no Rio Grande do Norte

3 minutos, 39 segundos de leitura

02/08/2021

Por: Meg Cotrim

rally dos sertões
Largada será no dia 13/08, na praia de Pipa (RN). Foto: Divulgação Rally dos Sertões

Aumentam as expectativas para o Sertões 2021. Faltam apenas 11 dias para o maior rally das Américas, que acontece de 13 a 22 de agosto, partindo da paradisíaca Praia da Pipa (RN) e chegada inédita na Praia dos Carneiros (PE).

A 29ª edição da prova larga com um grid de respeito: 203 veículos – 73 Motos/Quadriciclos; 37 Carros; 93 UTVs totalizando 333 competidores -, recorde absoluto na história da prova e que foi fechado antes mesmo do anúncio do roteiro. O maior grid registrado até então foi em 2019 com 187 veículos.

A equipe técnica está em campo, realizando um trabalho de conferência, para garantir uma prova de alto nível e segura. Todos esses apaixonados pelo Sertões e pelo Brasil estão nos preparativos finais e não vêm a hora de desbravar os 3.548 km desse grande desafio de superação.

O que é a conferência do percurso ?

Com o desenho das especiais (trechos cronometrados) em mãos, a equipe técnica formada pelo diretor técnico Edgar Fabre, diretor de prova Du Sachs, mais os quatros diretores adjuntos das equipes Alpha, Bravo, Charlie e Delta (Gui, Pazetti, Messias e Caporalli)  fazem todo o percurso para conferir se a planilha está fiel ao que foi levantado, acertar os desenhos  e validar as quilometragens. É um trabalho minucioso para garantir a segurança dos competidores.

Vale ressaltar que antes de chegar a este momento da conferência, existem várias fases até que as planilhas cheguem às mãos dos competidores. Um trabalho dividido em cinco etapas: reuniões da equipe técnica com a diretoria para definição da região em que o rally vai passar; pesquisas de possíveis caminhos via Google Earth dentro da área previamente definida; levantamento presencial dessas estradas, desenhos de referências, obstáculos, avisos de perigos, metragem do trecho cronometrado e deslocamentos; lançamento de todas as informações obtidas em um programa específico da TOTEM e assim a primeira versão da planilha é impressa; e finalmente a conferência

O percurso 2021 já foi feito virtualmente três vezes;  in loco duas vezes: a primeira metade do roteiro e depois mais uma vez o roteiro inteiro, perfazendo um total de 21 dias e 8.271 km. E após a conferência que está em andamento, ainda tem mais um check a ser realizado dois dias antes de cada etapa, feito pelo  ‘coelho’ que vai com o carro 00 para a última conferência na planilha.

Outras finalidades da conferência

Além da equipe técnica formada pelos diretores técnico, de prova e adjuntos, viajam também nesta caravana Tico Cardoso, o coordenador dos convidados especiais, com o objetivo de conhecer os melhores acessos e trechos da prova; e um integrante da equipe de vídeo com o objetivo de mapear os melhores locais para filmagem com drone, câmera no chão, foto e imagens aéreas.

“O objetivo da conferência é verificar se todas as informações que constam na planilha estão fiéis ao percurso, e qualquer alteração que tenha ocorrido nas estradas são anexadas, como por exemplo: a colocação de um mata-burro que, no primeiro levantamento, não existia. Ou seja, validamos todas as informações necessárias para termos um evento seguro e preciso. Mas até chegar aqui percorremos um longo caminho para definir o roteiro, que basicamente se resume ao que queremos fazer, onde e por quê?. É um trabalho de muita responsabilidade e que conta com uma grande equipe de profissionais para que possamos realizar o maior rally das Américas e despertar tanta paixão nos competidores e todos os envolvidos. Dá um trabalho danado, mas no final a satisfação é imensa”.

Serão 10 dias de prova: prólogo mais nove etapas. O Sertões 2021 vai passar por sete dos nove estados que compõem o Nordeste: RN, PB, PE, PI, BA, AL, CE. Largada será inédita da Praia da Pipa (RN), município de Tibau do Sul,  em comemoração aos 520 anos do estado potiguar. Pernambuco pela primeira vez é o palco da chegada, na Praia dos Carneiros, município de Tamandaré. E Alagoas receberá pela primeira vez a caravana do Sertões. O roteiro com 3.548 km vai reunir os melhores trechos especiais da região Nordeste, num total de  2.180km  – 60% do percurso.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login