Buscando sugestões para:


Patrocinados

Stock car vai correr no mundo inteiro

Categoria disputará corridas virtuais nos mais incríveis autódromos internacionais

3 minutos, 59 segundos de leitura

01/06/2022

Por: Alan Magalhães

A semelhança entre o ambiente virtual e o real é impressionante. Foto: E-Stock Pro Series

Se, quando assistimos a uma corrida de Stock Car em pistas como a de Interlagos, Goiânia, Brasília ou Tarumã, nossos sentidos já se elevam ao máximo, imagine, agora, vivenciar essa experiência ao ver nossos Chevrolet Cruze e Toyota Corolla competindo em Suzuka, no Japão, na belga Spa-Francorchamps ou em Watkins Glen, nos Estados Unidos, antes de irem para Ímola ou Barcelona. Pois então, isso está bem mais próximo da realidade do que do sonho.

Os promotores da Stock Car acabaram de anunciar a temporada 2022 do campeonato virtual E-Stock. A competição será disputada no iRacing, maior plataforma de simuladores do mundo, com realização da IRB Esports, especialista na organização de campeonatos virtuais.

Ao todo, o campeonato da E-Stock será composto por três categorias, neste ano, com um total de 36 etapas, transmissão ao vivo, e um calendário de nada menos do que 72 corridas.
O evento terá a participação de 120 pilotos, contando profissionais do automobilismo real e do universo dos Esports, todos juntos em um grande campeonato. O cronograma tem início neste mês, com finais agendadas para novembro.

“O mundo do automobilismo virtual é uma vertente importante para o esporte real, pois reúne uma enorme nova geração de fãs das corridas. Esse campeonato é um projeto que faz a ponte entre os dois universos, que, dessa forma, se completam e se ampliam”, afirma Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car Pro.

“Nossos parceiros são os melhores desse segmento: o iRacing, maior plataforma do mundo, e o IRB Esports, gestora especializada em campeonatos virtuais. Com essa iniciativa, queremos dar ao fã, do real e do virtual, mais oportunidades de curtir e experimentar o que a Stock Car pode oferecer: emoção e adrenalina, em um ambiente de competição saudável, que gera novas oportunidades a todos”, conclui Julianelli.

Amadores e profissionais

As três categorias da E-Stock 2022 serão divididas por grupos relacionados à experiência do competidor, no ambiente virtual ou real, da seguinte forma: 

E-Stock Pro Series: destinada a pilotos profissionais do automobilismo real
E-Stock Virtual Pro: para pilotos profissionais do automobilismo virtual
E-Stock Virtual Am: destinada a pilotos amadores do automobilismo virtual Na E-Stock Pro Series, são elegíveis pilotos profissionais do automobilismo real nacional ou do exterior, com participação regular, ou convidados pela organização da E-Stock.

Já na categoria Virtual Pro e na Virtual Am, serão três os critérios de seleção: histórico do iRating (método de classificação do piloto na plataforma), o iRating atual e, quando aplicável, o retrospecto nos campeonatos do IRB Esports. Cada uma das categorias terá grid com capacidade para 40 carros, totalizando 120 pilotos inscritos e já pré-selecionados.

Os carros utilizados serão os mesmos da Stock Car Pro Series das pistas reais, equipados com motor V8 e 550 cv de potência. Os detalhes técnicos e a fidelidade às especificações reais são impressionantes, e obtidos por meio de escaneamento global dos carros e desenhos de engenharia.

Da mesma forma que os carros reais, os modelos virtuais no iRacing serão equipados com push to pass, o famoso botão de ultrapassagem, que eleva a potência do motor por um período que varia de acordo com a pista. Cada competidor poderá acionar o push em até seis vezes por corrida. Após o acionamento, o piloto terá de aguardar dois minutos até que o dispositivo seja habilitado novamente, procedimento praticamente idêntico ao do mundo real das corridas.

E, para tornar essa realidade ainda maior, as etapas da E-Stock 2022 terão, nas suas três categorias, formato bastante parecido com o da Stock Car Pro Series. Cada campeonato será composto por 12 etapas, com duas corridas cada uma, num total de 24 provas, por categoria, ou 72, no total.

Cada etapa será formada por uma sessão classificatória de 15 minutos, que vai definir o grid da Corrida 1. As duas provas de cada etapa terão 30 minutos de duração. Assim, como acontece na Stock real, o grid da Corrida 2 será formado pelo resultado da Corrida 1, mas com os dez primeiros em posições invertidas. Quer dar uma espiadinha de como vai ser? O piloto Tony Kanaan, da Texaco Racing, te mostra.

Fique de olho no calendário da E-Stock Pro Series 2022
para não perder nada

A “gameficação” do automobilismo é uma tendência sem volta. Foto: Duda Bairros

Mais informações em https://www.iracingbrasil.com.br/

1 – 22/6 – Spa-Francorchamps
2 – 29/6 – Ímola
3 – 3/8 – Barcelona
4 – 10/8 – Hockenheim
5 – 17/8 – Silverstone
6 – 24/8 – Daytona Road
7 – 31/8 – Suzuka
8 – 14/9 – Watkins Glen
9 – 28/9 – Road America
10 – 05/10 – Red Bull Ring
11 – 09/11 – Nürburgring
12 – 12/11 – Interlagos (sábado)

A próxima etapa da Stock Car Pro Series será disputada dia 2 de julho com
transmissão ao vivo pelo site do Estadão

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login