App permite avaliação da acessibilidade nos estabelecimentos

Buscando sugestões para:


Publicidade

Acessibilidade dos estabelecimentos pode ser avaliadas por usuários de aplicativo

Por: Isabel Lima . Há 13 dias
Inovação

Acessibilidade dos estabelecimentos pode ser avaliadas por usuários de aplicativo

Startup oferece capacitação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, além de outros serviços

2 minutos, 49 segundos de leitura

18/03/2025

roda de uma cadeira de rodas de lado em uma rua reta
App oferece uma plataforma para que pessoas com necessidades de acessibilidade especial possam escolher seus destinos com mais conforto. Foto: MCStock/Adobe Stock

É comum que estabelecimentos valorizem os investimentos realizados em prol da acessibilidade em peças publicitárias. Entretanto, na prática, muitas dessas medidas são pouco práticas para quem realmente precisa desses mecanismos. Para ter um panorama da acessibilidade nos estabelecimentos no Brasil, o aplicativo Biomob permite que usuários façam avaliações de suas experiências. 

Leia também: Projeto usa realidade virtual para treinar pessoas com deficiência a usarem transporte público

Embora o aplicativo não seja novo, a nova funcionalidade permite que as pessoas que precisam de adaptação escolham com mais propriedade onde frequentar. Cada avaliação pode considerar as diferentes necessidades como deficiência visual, auditiva, física, intelectual, mobilidade reduzida, além de recursos voltados para autistas, gestantes e idosos.

A startup, especializada em consultoria e soluções de acessibilidade, integra os dados do Google Maps com a plataforma para identificar locais próximos ao usuário. Dessa forma, quem utilizar o aplicativo pode visualizar informações básicas, como nome, endereço e fotos, e até a distância até o local e entre outros estabelecimentos. 

Como funciona a avaliação de acessibilidade nos estabelecimentos?

Para fazer avaliações, o usuário deve se cadastrar no aplicativo. Entretanto, para conferir análises feitas por outras pessoas, basta acessar a plataforma. 

Conforme Valmir de Souza, CEO da Biomob, o aplicativo destaca duas avaliações de cada local na tela. Uma delas é a avaliação do Embaixador, que apresenta a primeira opinião de acessibilidade registrada para aquele estabelecimento.

Além disso, a segunda avaliação é a mais recente, o que garante ao possível frequentador obter as informações mais atuais sobre as condições do local. Aliás, todas avaliações também ficam disponíveis no Google. 

Sobre o Biomob, o CEO diz que o app é colaborativo, com informações sempre atualizada. “Ele foi desenvolvido com o objetivo de atender a toda a sociedade, com um foco especial na inclusão de pessoas com deficiência, grupos historicamente minorizados e qualquer pessoa interessada em contribuir para um mundo mais acessível”, diz o CEO. 

Além disso, para quem tem dispositivos iOS a partir da versão 14 podem acessar o sistema de navegação conectado ao iBeacons. Por isso, o usuário tem acesso a informações como transporte público e outras programações ao redor. 

“Essa funcionalidade tem como objetivo, orientar usuários cegos ou de baixa visão a se localizarem dentro de ambientes fechados de forma autônoma”, acrescenta Souza.

Eventos acessíveis, vagas prioritárias e mais

Além da nova a funcionalidade que permite avaliar estabelecimentos, o Biomob tem outros usos. Disponível em dispositivos Android e iOS, os usuários podem acessar vagas de emprego inclusivas. Apesar de aberto para toda a sociedade, o espaço dá prioridade para pessoas com deficiência, egressos do sistema prisional, mães solo, refugiados, pessoas pretas, comunidade LGBTQIAPN+ e indivíduos em vulnerabilidade social. 

Outra função da Biomob é mostrar os eventos com acessibilidade, vagas de estacionamento prioritárias, espaços multissensoriais, pontos de recarga para cadeiras de rodas motorizadas e até vagas de ator. Esta é fruto de uma parceria com o Ooppah!, uma plataforma que facilita a interação entre artistas e produtores.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login