Citroën lança “Ami for All” para pessoas com mobilidade reduzida
Protótipo foi concebido para ser conduzido por Pessoas com Deficiência que já não utilizam pelo menos um membro inferior
“Ami for All” é o novo projeto conceito da Citroën, desenvolvido em conjunto com a PIMAS, especialista na conversão de veículos para Pessoas com Deficiência (PCD) e mobilidade reduzida. O projeto foi revelado no Salão Autonomic Paris 2023 e é para ser dirigido por pessoas com paraplegia, especialmente aquelas que utilizam cadeiras de rodas.
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Ele incorpora desenvolvimentos técnicos, como maior ângulo de abertura da porta, equipamento para a transferência da cadeira de rodas para o assento (prancha e alças), controle mecânico e manual para aceleração e frenagem, pomo no volante para facilitar a condução e uma solução inteligente para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora da cabine.
O tamanho compacto torna o carro ágil e fácil de estacionar e garante que haja bastante espaço ao seu redor para manobrar uma cadeira de rodas. A altura também facilita a subida.
“O ‘Ami for All’ está perfeitamente alinhado com a filosofia do Ami: oferecer uma resposta prática ao acesso à mobilidade para todos. O Ami reintroduziu a facilidade de locomoção nas microviagens e deu mais independência a adolescentes, idosos e pessoas sem carteira de motorista. Temos o prazer de apresentar essa solução técnica para apoiar a mobilidade de pessoas com deficiência e estamos trabalhando para tornar esse projeto viável em curto prazo”, afirma Thierry Koskas, CEO da Citroën, em nota.
Autonomia para utilização diária
Com uma velocidade de até 45 km/h, é fácil de manusear, e tem autonomia de 75 km. A bateria de íons de lítio de 5,5 kWh, alojada sob o assoalho, pode ser recarregada por meio do cabo elétrico de bordo. Depois que o cabo é conectado, leva menos de quatro horas para carregar totalmente usando uma tomada convencional de 220 V.
A estrutura da cabine é adaptada na parte do compartimento de passageiros para que as pessoas com deficiência possam acessar facilmente a cabine e dirigir. Isso envolveu o aumento da abertura da porta do motorista, o auxílio de transferência a bordo, a inclusão de um controle de aceleração e freio por meio de uma alavanca próxima ao volante e a adaptação do espaço interno para acomodar uma cadeira de rodas desmontada.
O acesso a bordo foi projetado para facilitar a entrada e saída do carro, que tem uma porta larga e com abertura oposta no lado do motorista (com dobradiça traseira). O ângulo de abertura da porta foi aumentado para permitir que os condutores colocassem uma cadeira de rodas paralela ao assento.
Uma prateleira removível e retrátil pode ser desdobrada para permitir que a pessoa faça a transferência da cadeira de rodas para a cabine. Os ocupantes podem passar da cadeira de rodas para o assento do motorista auxiliados por uma alça fixada na parte superior da moldura da porta interna.
Local de arrumação para a cadeira de rodas
No transporte da cadeira de rodas, é possível colocá-la no compartimento do passageiro, aproveitando o grande volume de armazenamento. Para isso, é preciso retirar as rodas da cadeira e prendê-las no assoalho usando um suporte especial projetado especificamente para isso. A cadeira de rodas então pode ser dobrada e encaixada no banco do passageiro, presa por um cinto de segurança adicional e específico. Essa configuração permite a qualquer usuário com paraplegia ou limitações de mobilidade ter autonomia para usar o Ami de maneira independente.
Outra opção é se um passageiro estiver presente, a cadeira de rodas pode ser colocada em um espaço dedicado na parte traseira do veículo graças a um bagageiro de alumínio. A cadeira de rodas pode ser instalada pelo passageiro e conta com a opção de ser coberta por uma lona protetora, mantendo todo o espaço na cabine.
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