99 amplia frota de carros elétricos para viagens por aplicativo em São Paulo
Parceria com a BYD oferece 300 novos veículos movidos a bateria para motoristas parceiros ainda neste mês de julho
A cidade de São Paulo recebe nesta quarta, dia 5, 300 carros elétricos da BYD para o transporte por aplicativo da 99. A parceria entre as empresas disponibiliza, a partir desta quarta, unidades do D1s EV, primeiro veículo elétrico produzido para atender ao mercado de transporte por aplicativo.
De acordo com Thiago Hipolito, diretor de inovação e líder do DriverLAB na 99, a meta da empresa é disponibilizar 10 mil carros até 2025. “Em dezembro do ano passado, nós batemos o número de 450 carros [elétricos]. Em janeiro deste ano, nós replanejamos os objetivos para 2023, e esperamos ter mil carros até dezembro”, explica.
Com a entrada dos novos 300 carros, a 99 já acumula 750 veículos elétricos em circulação na cidade de São Paulo. Os automóveis poderão ser alugados por motoristas parceiros da 99 entre julho e outubro deste ano. Parte do valor do aluguel é subsidiado pela plataforma, como forma de tornar a iniciativa mais acessível.
Seleção e aluguel dos carros elétricos
A seleção dos motoristas que poderão ter acesso aos novos veículos começa pela própria empresa. Parâmetros como o engajamento dos parceiros com a plataforma e a avaliação dentro do aplicativo são levados em conta. “O motorista, por exemplo, precisa ter muita organização, porque muda a rotina dele, precisa ter planejamento e flexibilidade”, explica o diretor.
“Por uma questão de infraestrutura de carregamento e uma melhor experiência do motorista no dia-a-dia, [eles] ficam centralizados em uma região de São Paulo”, afirma. Segundo Thiago, depois da pré-seleção, o motorista contatado precisa demonstrar interesse na iniciativa. Só então a empresa entra em contato para explicar sobre o funcionamento do veículo e dar continuidade ao processo de obtenção.
Para o motorista, o custo operacional ao adquirir um veículo elétrico pode cair em até 80% em comparação com carros com motores a combustão. Além disso, com o subsídio da 99, o preço do aluguel do carro pode sair por até R$ 5,5 mil ao mês.
“A 99 também vai fazer um plano inicial de incentivo aos motoristas. Vamos ajudar os motoristas não só financeiramente, mas, principalmente, com educação, com melhores práticas, [ensinando] como ele consegue otimizar seus ganhos utilizando um carro elétrico”, aponta Hipolito.
Modelo D1s EV
Os carros elétricos do modelo D1 possuem tecnologias de assistência ao condutor com configurações de segurança como o piloto automático adaptativo (ACC). Além disso, possuem também frenagem de emergência autônoma (AEB), alerta de saída de faixa (LDW) e aviso de colisão com pedestres (PCW).
O motor elétrico tem 136 cv de potência e 18,3 kgfm de torque máximo. Com isso, os veículos conseguem alcançar velocidade máxima de até 130 km/h. As baterias do modelo Blade com 53 kWh de capacidade garantem autonomia para 258 km no ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), regulado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O modelo também conta com painel de interação com o motorista, assistente de voz a bordo e um volante inteligente. De acordo com a empresa, o carro também integra todo o fluxo de serviço de recepção de corridas, desde a verificação do motorista, embarque e desembarque, até o pagamento e atendimento ao cliente.
Parceria pela mobilidade sustentável
A Aliança pela Mobilidade Sustentável, criada e liderada pela 99 ao lado de mais 12 empresas de diferentes áreas, é responsável pela parceria. A parte da entrega dos 300 veículos elétricos, passa a oferecer a maior frota desta modalidade no País.
Além de integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU), a BYD aderiu ao Acordo Ambiental São Paulo. Por isso, a partir de então, tem como objetivo incentivar empresas paulistas, associações e municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa.
O projeto conta com a atuação direta da Dahruj Rent a Car, locadora responsável pela aquisição dos veículos. Além dela, o banco Santander financiou a operação. Também conta com a Ituran, empresa de monitoramento e recuperação veicular. A empresa será responsável pela estruturação da gestão da frota, em que os motoristas parceiros da 99 poderão locar os automóveis de forma digital e simplificada.
Para saber mais sobre eletrificação no setor de transportes, acesse o canal Planeta Elétrico
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários