Transição energética. Viagem de São Paulo a Santos já pode ser feita com ônibus elétrico
Empresa oferece duas saídas diárias da Rodoviária do Jabaquara; modelo da fabricante Higer tem autonomia de 430 quilômetros e pode transportar 41 passageiros

A eletrificação do transporte rodoviário está descendo e subindo a Serra do Mar (SP), todos os dias. Desde 22 de abril, a Viação Ultra está operando a linha que liga São Paulo a Santos com uma unidade do ônibus elétrico FE10BR da fabricante chinesa Higer.
Com 52 anos de atividades, a Ultra vem acumulando know-how com ônibus elétricos urbanos por meio da Metrópole, uma das empresas do grupo que tem 62 veículos movidos a bateria em sua frota.
Agora, ela amplia a atuação nas estradas. “A legislação do transporte rodoviário ainda não prevê metas de descarbonização. Mesmo assim, resolvemos adotar essa medida pioneira, porque é preciso buscar soluções para melhorar o meio ambiente”, afirma Antônio Carlos Kazmouz, gerente geral da Viação Metrópole Paulista e do apoio técnico em inovação tecnológica da Viação Ultra.
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A escolha foi por um trajeto desafiador devido às exigências topográficas. Afinal, a Rodovia Anchieta, que vai até a Baixada Santista, tem um trecho de aproximadamente 15 quilômetros de serra, com descidas (na ida) e subidas (na volta) e trânsito intenso, que pode consumir boa parte da carga da bateria.
Nos primeiros dias, a operação foi assistida pela TEVX Higer, representante da Higer no Brasil, e os motoristas passaram por treinamento para entender como funciona o sistema de regeneração da bateria.
“Embora curta, a linha é complicada por causa da serra, mas o impacto tem sido positivo”, diz Kazmouz. “Motoristas e usuários elogiaram o silêncio e os itens de conforto do ônibus, como entrada USB, wi-fi, ar-condicionado, bancos de couro reclináveis e aparelho de TV a bordo”, revela.
Segundo o executivo, a descida da serra ajuda a recuperar cerca de 5% da energia elétrica usada pela bateria de 385 kWh, que tem autonomia real de 430 quilômetros. No caminho inverso, a subida sinuosa faz o componente gastar 12% da carga.
Com duas partidas diárias nos dois sentidos (veja destaque), o FE10BR sai da garagem da empresa no bairro do Jabaquara (SP) e cumpre as viagens sem a necessidade de recarga de oportunidade durante a jornada. À noite, ele faz o reabastecimento que demora três horas.
A recarga é feita por um equipamento de 50 kW. No entanto, a Ultra espera um upgrade de 200 kW da subestação de energia que serve a garagem. “O ideal é a operação ser realizada em uma hora e meia”, acentua.
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Ônibus elétrico maior
Ainda em período de testes autorizados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o FE10BR mede 10 metros de comprimento e pode transportar 41 passageiros. Em quase dois meses, a qualidade do modelo foi aprovada pela Ultra, mas a transportadora faz uma ressalva.
“Precisamos de um ônibus um pouco maior para suprir as nossas necessidades”, assinala Kazmouz. Diante dessa demanda, a matriz da Higer já está adequando o veículo para 47 pessoas, que deverá desembarcar no País no segundo semestre.
Segundo Cadu Souza, CEO da TEVX Higer, a montadora entende que certos mercados apresentam particularidades e ela está empolgada com o potencial da América Latina. “O novo modelo trará algumas melhorias. Terá bateria mais eficiente e leve, reduzindo de 10% a 15% o peso do veículo, que hoje é de 16 toneladas”, garante.
Kazmouz conta que o ônibus elétrico custa, em média, três vezes mais em comparação a um similar a diesel. Em contrapartida, a economia de combustível chega a 80% e a manutenção é 65% mais barata pela inexistência de vários componentes presentes em veículos com motor a combustão.
Frota de elétricos
Ônibus de outras fabricantes também foram avaliados pela companhia, mas o FE10BR atendeu as exigências da Ultra. “Não existe mundo é perfeito, por isso, ainda precisamos saber como será o desempenho e o consumo em dias com temperatura perto de 40º C”, ressalta.
A Ultra faz planos de avançar na eletrificação do transporte ao litoral paulista. “Queremos experimentar o ônibus elétrico em linhas um pouco mais longas, ligando São Paulo às cidades de Guarujá e Bertioga”, destaca.
A empresa possui, atualmente, 40 veículos, que circulam por seis linhas rodoviárias. Aos poucos, a Ultra pretende investir na aquisição de mais ônibus elétricos para constituir uma frota completamente sustentável. “Algumas ações paralelas deverão ser providenciadas, como o aumento de infraestrutura de recarga da nossa garagem”, admite.
Para Cadu Souza, a parceria na operação do primeiro ônibus elétrico da Ultra em uma região de serra é um marco no transporte nacional. “Ela comprova a viabilidade dessa tecnologia não só dentro das cidades, mas também em rotas rodoviárias”.
Horários das partidas
(de segunda-feira a sábado)
Rodoviária Jabaquara: 10h15 e 15h35
Rodoviária Santos: 13h20 e 17h45
Valor da passagem: R$ 41,95
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Salvador estreia veículo elétrico urbano articulado de 18 metros

A TEVX Higer vai estendendo sua participação no transporte urbano das cidades brasileiras. Em maio, Salvador começou a operar o Azure A18, veículo articulado de 18 metros.
“Estamos investindo em soluções que tragam benefícios para usuários e meio ambiente”, diz Pablo Souza, secretário municipal de Mobilidade de Salvador. “Os testes vão nos ajudar a planejar a frota elétrica no transporte público da cidade.”
Com capacidade para 130 passageiros, o A18BR entrega autonomia de 270 quilômetros. Ele combina tecnologia de ponta e um design projetado para atender as exigências das grandes cidades.
Equipado com três portas duplas e rampa de acesso para passageiros com mobilidade reduzida, o A18BR prioriza inclusão e conforto, além de melhorar a experiência do motorista, aliando ergonomia e praticidade.
“Salvador é a segunda capital a adotar um modelo articulado elétrico”, afirma Cadu Souza, da TEVX Higer. “O Azure certamente trará uma nova experiência aos passageiros e um avanço para a gestão da mobilidade urbana.”
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