Os cuidados para manter o carro elétrico em ordem no dia a dia

Buscando sugestões para:


Os cuidados para manter o carro elétrico em ordem no dia a dia

Por: Redação Mobilidade . Há 1 dia atras

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Planeta Elétrico

Os cuidados para manter o carro elétrico em ordem no dia a dia

Algumas dicas contribuem para deixar o automóvel movido a bateria em perfeito estado de utilização

3 minutos, 28 segundos de leitura

29/07/2025

Mautenção de carro eletrico_diferenças entre elétricos e híbridos Foto: Adobe Stock
Cuidados com a manutenção do carro elétrico são diferentes do que dos automóveis a combustão. Foto: Adobe Stock

O motorista deve tratar bem seu automóvel para que funcione sem problemas no dia a dia e garantir um bom valor na hora da revenda. Com o carro elétrico, porém, existem algumas precauções especiais para tirar proveito de todos os recursos que ele pode oferecer.

“Em geral, os cuidados são os mesmos de um eletrodoméstico”, compara Davi Bertoncello, diretor de relações institucionais e cofundador da Tupi Mobilidade, empresa de soluções para o ecossistema da eletromobilidade. “É preciso ficar de olho na qualidade da instalação elétrica usada na recarga da bateria, fazer a limpeza periódica e seguir o cronograma de manutenção sugerido pelo fabricante.”

Se, por um lado, o usuário não tem a preocupação com o aquecimento correto do motor a combustão depois da partida, a má qualidade do combustível e as trocas de peças e filtros, do outro sua atenção recai sobre outros aspectos. Um dos principais é como recarregar a bateria. O que é melhor: carga lenta ou rápida para prolongar a vida útil do componente?

Recomendações básicas

Sempre que possível, o dono do carro elétrico deve optar pelo carregamento lento, feita, geralmente, em casa ao longo da madrugada. O rápido ou ultrarrápido é mais indicado em paradas durante uma viagem, quando ninguém deseja permanecer esperando tanto tempo. De preferência, deixe sempre a bateria entre 20% e 80% de sua capacidade.

Por falar em viagem, os grandes percursos feitos com carro elétrico exigem planejamento prévio, para que o motorista tome conhecimento exatamente onde há eletropostos no meio do caminho. “Em um trajeto muito longo, a pausa é necessária para reabastecer a bateria antes de seguir viagem”, afirma Bertoncello. “Hoje, os aplicativos mostram os locais dos pontos de recarga, se estão em operação e se há fila de espera.”

Ao contrário do motor a combustão, o elétrico roda com mais economia na cidade, pois a constante utilização dos freios ajuda a recarregar a bateria, aumentando a autonomia. Dessa forma, o veículo dotado do recurso “one pedal” reaproveita a energia cinética quando o motorista tira o pé do acelerador ou pisa no freio.

Na estrada, o condutor tem a pista livre para acelerar, gastando mais energia. Para tentar poupar a bateria, o ideal é deixar o ar-condicionado desligado e as janelas fechadas, além dos pneus bem calibrados, a fim de reduzir a resistência do ar e melhorar o consumo.

É preciso seguir as recomendações

Embora a manutenção do carro elétrico seja mais simples e barata, devido à existência de apenas 50 partes móveis, contra aproximadamente 400 de um modelo convencional, o usuário não pode relaxar nas recomendações que constam no manual do proprietário, tampouco nos intervalos das revisões.

“O veículo movido a bateria dispensa, por exemplo, velas, correia, filtros de combustível e de óleo e engrenagens de câmbio. Como o sistema de freio é menos exigido, o desgaste das pastilhas é inferior. Assim, a revisão se limita a inspeção das portas de recarga e dos rotores, avaliação da bateria e vistoria de fechaduras, filtro de ar-condicionado, suspensão, dobradiças e trincos”, destaca.

Outro ponto que nem todos sabem é que os pneus de veículos elétricos apresentam diferenças de projeto e desenvolvimento, como os materiais utilizados, desenho e capacidade de carga.

Eles precisam ser mais resistentes para suportar o peso da bateria, alojada no piso do veículo. “Não coloque pneus normais em um elétrico, sob risco de sofrer desgaste prematuro devido ao peso extra. O consumo do pneu pode ser maior por causa do alto torque dos elétricos”, explica.

A lavagem do carro elétrico não requer atenção especial: “As vedações apresentam rigorosos padrões de estanqueidade para os componentes elétricos e eletrônicos do sistema de tração. As baterias são testadas contra inundações e, em caso de acidente, o fluxo de corrente é imediatamente desligado para não haver risco de choque elétrico aos ocupantes”, completa o executivo da Tupi.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login