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Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024: veja os ganhadores da Trilha Estradão

Por: Andrea Ramos, do Estradão . 11/12/2023

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Prêmio Mobilidade 2024

Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024: veja os ganhadores da Trilha Estradão

Além dos premiados em cada uma das categorias, saiba também qual é o Melhor Caminhão eleito em votação popular

5 minutos, 49 segundos de leitura

11/12/2023

Por: Andrea Ramos, do Estradão

Bruno Schonhorst, gerente executivo de vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, marca vencedora de Melhor Caminhão Médio. Foto: Rogério Cassimiro
Bruno Schonhorst (gerente executivo de vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus) ao lado de Andrea Ramos, repórter do Estradão. A marca venceu na categoria Melhor Caminhão Médio. Foto: Rogério Cassimiro

Durante 2023, o Estradão avaliou vários desses modelos, conversou com transportadores e frotistas, bem como com profissionais de outras empresas ligadas ao setor. Com isso, foi possível escolher os vencedores da Trilha Estradão do Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024, que você confere a seguir.

Melhor Furgão: Ford Transit L2H3

Com a chegada da Ford Transit versão furgão, a marca deu continuidade à expansão da gama de veículos comerciais no Brasil. O L2H3, vencedor na categoria Melhor Furgão, tem área de 10,7m³ e capacidade de carga líquida de 1.222 kg. Seu motor 2.0 de quatro cilindros turbodiesel atende a norma ambiental L7 do Proconve para comerciais leves e gera potência de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 39,7 mkgf a partir das 1.750 rpm, seu câmbio é manual de seis velocidades.

O Transit é o único da categoria a trazer sistema Auto Start-Stop. Ou seja, o motor desliga e religa automaticamente em paradas longas, como as dos semáforos. Assim, o consumo de diesel é reduzido no anda e para do trânsito das cidades.

Fulvio Ferrari, especialista de produtos – veículos comerciais da Ford (à esq.), recebe o troféu de Tião Oliveira, editor do Estradão.
Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Chassi-cabine: Iveco Daily 35-160

Com Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 toneladas e rodado simples, o modelo vencedor da categoria Melhor Chassi-cabine é acessível a motoristas com CNH categoria B. Equipado com o F1C MAX de 2.998 cm³ da FPT, o Iveco Daily 35-160 tem motor de 160 cv a 3.000 rpm e 39 mkgf de torque entre 1.600 e 2.900 rpm oferece desempenho eficiente.

O quatro-cilindros do Iveco Daily 35-160 apresenta injeção eletrônica common rail e turbo de geometria variável (VGT). Na cabine, o volante integra comandos do computador de bordo e rádio, enquanto o painel de instrumentos colorido destaca-se. A tela de 3,5 polegadas na central multimídia permite monitorar em tempo real os dados de funcionamento do veículo, semelhante a sistemas automotivos avançados.

Iveco Daily 35-160: Melhor Chassi-cabine. Foto: Divulgação Iveco

Melhor Caminhão Leve: Mercedes-Benz Accelo 817

Vencedor da categoria, o Mercedes-Benz Accelo 817 é ideal para operações urbanas, sendo equipado com o motor OM 924 LA, agora com tecnologia BlueTec 6, que oferece 5% a mais de potência, totalizando 163 cavalos. O trem de força destaca-se pela robustez, com motor Euro 6 sem EGR, e o novo câmbio Mercedes-Benz G70, disponível em versões automatizada e manual.

Sua embreagem pneumática reduz em 45% o esforço no pedal, aumentando o conforto e a produtividade. A linha Accelo 2023 apresenta melhorias externas, incluindo espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e DRL de LED. Internamente, a nova coluna de direção ajustável e a posição conveniente da alavanca do câmbio automatizado proporcionam praticidade ao motorista.

Melhor Caminhão Leve: Mercedes-Benz Accelo 817. Foto: Divulgação Mercedes-Benz

Melhor Caminhão Médio: Volkswagen Delivery 11.180

O modelo representa cerca de 50% das vendas nessa categoria, o que tem lhe garantido também valorização no mercado de seminovos e usados. Além disso, no que se refere ao trem de força, a versão com transmissão automatizada Eaton 6106A do Volkswagen Delivery 11.180 chama a atenção pela agilidade da troca de marcha.

O ganhador da categoria tem torque de 61,2 mkgf, o mesmo do que seu irmão de 9 t. No entanto, ele carrega quase duas toneladas a mais. O Delivery tem capacidade de carga útil entre 7.300 kg e 7.450 kg. O caminhão é combinado com as opções de caixa manual de série, bem como a automatizada como opcional.

Volkswagen Delivery 11.180: eleito o Melhor Caminhão Médio. Foto: Divulgação Volkswagen Caminhões e Ônibus

Melhor Caminhão Semipesado: Volvo VM 290

Para atender às demandas da Euro 6, a Volvo trouxe o VM 290, com motor Volvo de 290 cv de potência e 107 mkgf de torque. Vale lembrar que até a geração Euro 5, o motor do VM era fabricado pela MWM, mas agora o modelo ganhou motor Volvo. Ou seja, o mesmo vendido na Europa.

Além disso, o novo VM também conta com sétima geração da transmissão automatizada I-Shift. Com hardware e software foram atualizados e garantem trocas mais rápidas de marcha. Além disso, há a função Heavy Start, que melhora as respostas em subidas íngremes com o caminhão carregado.

Volvo VM 290, eleito o Melhor Caminhão Semipesado da premiação. Foto: Divulgação Volvo

Melhor Caminhão Pesado e Melhor Caminhão do Estradão: Scania 560R Super

O destaque do Scania, vencedor de duas categoria da premiação, é o seu novo trem de força 28% mais econômico frente à Série P, G, R. A Scania, de fato, foi a única fabricante de caminhões que, com a chegada do Proconve P8 (Euro 6), renovou todo o seu trem de força. Ou seja, o Super DC13. O seis-cilindros em linha de 12,7 litros ficou mais potente e teve o torque ampliado.

Portanto, o 560 cv ganhou torque de 285,7 mkgf. A transmissão também foi renovada. Trata-se da G33 com atributos como as trocas mais rápidas, além da maior robustez. Isso também associado ao novo eixo ER885 que atende com folga os caminhões traçados, pois tem 90 t de capacidade máxima de tração.

Alex Nucci (à esq.), diretor de vendas de soluções da Scania operações comerciais Brasil, e José Pereira, diretor de Publicidade do Estadão. Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Caminhão Elétrico: Volvo FM Electric

O FM Electric é voltado a operações de distribuição urbanas e regionais. Por isso, o caminhão tem autonomia de até 300 quilômetros. O cavalo-mecânico do Volvo FM Electric vai ser oferecido na versão com peso bruto total combinado (PBTC) de 44 toneladas e tração 4×2 trator.

Conforme dados da marca, há três motores elétricos que geram 490 kW de potência. Ou seja, equivalentes a 660 cv. Para gerenciar esse conjunto o modelo tem transmissão I-Shift de 12 velocidades. Já a caixa automatizada se conecta ao eixo cardan.

Volvo FM Electric: Melhor Caminhão Elétrico. Foto: Rodolfo Buhrer/ La Image/Volvo

Melhor Caminhão pelo voto popular: Iveco S-Way 540

O Iveco S-Way é a mais nova aposta da Iveco para disputar o mercado de caminhões pesados. E a marca caprichou no modelo que chega 15% mais econômico frente ao antecessor Hi-Way. O caminhão conta motor FPT Cursor 13, de 13 litros, oferecido na potência de 540 cv e torque que parte de 250 mkgf. Este motor tem injeção do tipo common rail e turbo de geometria variável e-VGT. A transmissão é a automatizada ZF Traxon de segunda geração. Essa caixa atua em conjunto com o navegador GPS e pode reconhecer a estrada com antecedência.

Marcus Souza (à esq.), diretor de Marketing da Iveco para a América Latina, e Rodrigo Flores, diretor de Publishing House do Estadão. Foto: Rogério Cassimiro

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