Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio
Resolver

Polimento em carro novo: tire suas dúvidas

Muita gente acredita que procedimento pode estragar a pintura; veja alternativas para manter a aparência do carro novo

1 minuto, 35 segundos de leitura

23/06/2022

Foto: Getty Images

Uma questão que costuma surgir logo após a compra de um carro zero é a possibilidade de manter a sua aparência impecável por meio do polimento. Muitas pessoas acreditam que o procedimento deve ser evitado nos primeiros seis meses de vida do veículo para evitar danos à pintura. Mas isso faz sentido?

“Normalmente, o polimento não é mesmo indicado para carros com pintura nova, por ser desnecessário, sendo recomendada para casos nos quais é preciso recuperar o brilho original”, afirma Ricardo Vettorazzi, gerente técnico do laboratório de repintura automotiva da PPG. “Esse processo retira uma das camadas de verniz da pintura.”

Também não é o tempo de utilização que definirá se o automóvel precisa passar por um processo de polimento, e, sim, as condições às quais ele fica submetido”, explica Vettorazzi. “Para manter a boa aparência da pintura, a melhor recomendação é manter o carro sempre limpo”.

Alternativas ao polimento

Essa tarefa, contudo, nem sempre pode ser cumprida. Assim, uma boa dica é providenciar algum tipo de proteção para a carroceria, como cristalização (também conhecida como espelhamento) ou a vitrificação.

Outra opção é o enceramento, que pode ser feito pelo próprio proprietário com frequência e materiais bem acessíveis.

“É claro que ficará melhor se for feito por profissionais especializados, mas também é possível conseguir resultados muito bons em casa”, garante o especialista da PPG.

Nos três casos, a pintura fica mais “escorregadia”. Graças a isso, poeira, água e outros tipos de sujeira terão menos condições de aderir à carroceria, mantendo a pintura limpa por mais tempo.

A durabilidade e o custo de cada processo, no entanto, são diferentes. Procedimentos mais caros resultam em um efeito mais prolongado, mas desde que o dono do veículo siga cuidando do básico.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA