Por mais que a gente se esforce nos cuidados, nem sempre é fácil manter o carro limpo por dentro e com aparência impecável. A dificuldade é maior em relação aos componentes plásticos, como o painel, o console e as partes internas das portas.
Quando o carro fica exposto a variações de temperatura – isso ocorre principalmente quando se roda muito ou o veículo fica parado na rua e em locais abertos –, o acabamento automotivo pode ser prejudicado, ainda que as montadoras tenham previsto isso ao selecionar o material usado na produção dos componentes.
Assim, fique atento à limpeza e manutenção de toda a cabine – especialmente das partes plásticas.
“É importante remover periodicamente a poeira da cabine em peças plásticas e nos bancos utilizando um aspirador ou escova de cerdas macias”, explica Ricardo Magagnin, gerente sênior de Pós-Vendas da Nissan do Brasil.
Para limpar, o especialista afirma que basta utilizar uma toalha de microfibra – ou outro tecido que não solte fiapos – com detergente neutro. Evite produtos perfumados, pois o cheiro pode se tornar incômodo com o passar do tempo.
Importante: não faça esse serviço com o carro sob sol forte nem com as partes plásticas quentes, para evitar o surgimento de manchas.
“Se for necessário, após a limpeza e com as superfícies devidamente secas, aplique um revitalizador de plásticos indicado pela montadora. Normalmente, produtos à base de silicone ou cera restauradora de plásticos são os mais recomendados.”
Seguindo essas recomendações simples, você vai conseguir manter o interior do carro sempre limpo e com aparência de novo por mais tempo. Além de proporcionar beleza, esse cuidado ajudará a valorizar o veículo na hora da revenda.