Saiba como limpar o seu veículo sem prejudicar a pintura | Mobilidade Estadão | Oficina Mobilidade

Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio

Saiba como limpar o seu veículo sem prejudicar a pintura

Por: . 05/12/2021

Publicidade

Conteúdo patrocinado por

Saiba como limpar o seu veículo sem prejudicar a pintura

Tome cuidado com produtos domésticos que podem deixar resíduos e riscar a lataria

2 minutos, 54 segundos de leitura

05/12/2021

limpar o veículo sem prejudicar a pintura
Foto: Getty Images

Parece tarefa simples, mas lavar o carro exige atenção. O uso de produtos inadequados ou a exposição prolongada ao sol durante a higienização podem comprometer a lataria. Para não cometer nenhum erro, Miguel Barba, engenheiro de aplicação da divisão de reparação automotiva da 3M do Brasil, dá as dicas: 

Não tenho garagem coberta, posso lavar o carro sob o sol? Quais cuidados devo tomar?

O ideal é que todos os procedimentos de embelezamento do carro – lavagem, enceramento ou polimento – sejam feitos à sombra. Mas se não for possível, a solução é lavar o carro por partes, não deixando que a água com sabão seque sobre a carroceria, pois isso pode provocar manchas

Além disso, deve-se evitar o horário em que o sol está mais forte. Outra recomendação é usar um pano de microfibra para enxaguar, pois muita gente imagina que basta jogar água para retirar o sabão, o que está errado.

Qual a forma correta de lavar o veículo? 

O ideal é usar pelo menos dois panos, um para retirar a sujeira mais grossa na parte inferior da carroceria e outro para a parte de cima. A limpeza, ao contrário do que muita gente imagina, deve começar de baixo para cima, retirando a sujeira mais “pesada”. 

Importante: nunca utilize o pano que lavou a parte de baixo na parte de cima, pois ele pode reter alguma sujeira e danificar a pintura. Detalhe: caso não seja possível usar dois panos, inverta o processo, limpando primeiro a parte de cima. 

Posso usar detergente comum ou sabonete líquido para lavar o carro? 

Miguel Barba recomenda que sempre sejam usados produtos específicos para limpeza automotiva, já que sabão em pó ou detergentes de uso doméstico são muito alcalinos e deixam resíduos que acabam produzindo manchas. Além disso, partes plásticas e de borracha – que são mais porosas – acabam absorvendo esses produtos e ficam manchadas.

Em situações de emergência, é possível usar detergente doméstico, desde que seja neutro e em pequena quantidade diluída na água. “É comum pensar que quanto mais espuma, melhor, mas isso é um erro”, observa Barba. “A espuma indica excesso de sabão, o que vai contribuir para formação de manchas.”

Esponja ou pano: qual é o melhor para lavar o carro? Quais produtos utilizar?

Existem panos de microfibra e esponjas específicos para limpeza automotiva, que não danificam a pintura do carro. Não se deve usar qualquer tecido, estopa ou esponjas para limpeza doméstica, sob o risco de riscar a carroceria. 

A sujeira mais pesada deve ser retirada com a esponja e a limpeza, assim como o enxágue e a secagem, devem ser feitos com microfibra. 

Posso lavar a parte de baixo do carro? E o motor?

“Sim, mas apenas quando for realmente necessário, e utilizando produtos específicos para isso”, diz Miguel Barba. Nunca use soluções ou solventes, por exemplo, que podem danificar componentes de borracha, além de prejudicar a lubrificação de peças da suspensão

Sempre é preciso enxugar a carroceria após a lavagem? 

“Sim. Não se deve deixar a carroceria molhada, pois as gotas de água podem manchar a pintura ao secar”, alerta Barba. “Use um pano de microfibra para retirar o excesso.”

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA