Moto também sofre com o calor; veja dicas para protegê-la
Altas temperaturas e sol forte exigem cuidados especiais com a sua moto
Depois de um início de ano chuvoso e com clima ameno, o calor finalmente resolver dar as caras no verão de 2022. Com isso, vieram também as altas temperaturas e o sol escaldante, condições nas quais os motociclistas sofrem um pouco para pilotar com todo o equipamento de proteção. Mas não só o condutor: sua moto também sofreno calor e é mais exigida nessas condições, demandando assim cuidados especiais.
Os sistemas de refrigeração e de lubrificação, por exemplo, passam a ter ainda mais importância para manter o motor na temperatura adequada. Algumas peças, por sua vez, podem ter desgaste acentuado e até mesmo perder a eficiência.
Para evitar dores de cabeça até o fim da estação mais quente do ano, veja quais partes de sua moto ficam mais vulneráveis sob clima quente, e como cuidar da sua moto no calor:
Sistema de arrefecimento
Nesse calor, a temperatura do motor da moto pode passar facilmente dos 100°C. Ao atingir tal marca, a moto perde desempenho. No caso de modelos com arrefecimento líquido (o mais eficiente), é fundamental verificar constantemente o nível de fluido – preferencialmente em local plano: se estiver próximo ou abaixo da marca inferior, complete até a marca superior com 50% de etilenoglicol (ou coolant) e 50% de água destilada.
Em emergências, use água destilada ou filtrada, já que a água corrente – com cloro e outros sais minerais – pode corroer o motor. Consulte também o manual do proprietário e faça a troca completa do líquido periodicamente, de acordo com as instruções do fabricante.
Afinal, o desempenho, a durabilidade e o consumo da sua moto dependem do bmo funcionamento do sistema aumenta de arrefecimento.
Lubrificação
Vital para a durabilidade, o óleo lubrificante reduz o atrito entre as peças móveis e também auxilia na refrigeração do motor – principalmente nas motos que não tem radiados e nem sistema de arrefecimento líquido. No verão, sua importância aumenta, sobretudo nas motos que trafegam no trânsito pesado. Para mantê-la em equilíbrio, consulte diariamente o nível do óleo e, caso necessário, complete-o.
Além disso, faça a troca nos intervalos recomendados pela fabricante. Nas motos mais antigas ou com quilometragem elevada, o cuidado deve ser ainda maior. Lembre-se que a leitura do nível de óleo deve ser feita com o motor frio e com a moto na posição vertical.
Transmissão final
Coroa, corrente e pinhão também sofrem muito com o calor. O conjunto é responsável pela transmissão do movimento do câmbio para a roda. Nesse processo, a corrente é submetida a um atrito muito forte, que gera calor. Sem lubrificação adequada, a temperatura extremamente elevada levará os componentes a dilatar, ocasionando desgaste prematuro.
Ter a corrente lubrificada é procedimento crucial nesse processo. Quando fica “seca”, a corrente estica demais e, em alguns casos, pode arruinar praticamente todo o conjunto de relação, mesmo novo, alertam os mecânicos.
Pneus
Se a temperatura do ar estiver a 25°C, a do asfalto pode superar os 40°C. Nessas condições, andar com calibragem baixa acelera o desgaste, aumenta o consumo e, em situações extremas, provoca acidentes. Calibrar os pneus com a pressão indicada pela montadora é garantia de segurança. A verificação da pressão dos pneus deve ser feita semanalmente.
Banco e peças plásticas
Grande parte dos assentos de motocicletas é confeccionada em curvim, tecido sintético e resistente, porém suscetível à ação dos raios solares. Se exposto costumeiramente a sol e chuva, o tecido pode rachar e, posteriormente, rasgar, condenando a espuma a apodrecer por infiltração de água.
Evite esse tipo de ocorrência estacionando sua moto em áreas de sombra, ou deixando o banco sempre coberto com pano ou papelão. Uma dica também é cobrir sua moto com uma capa apropriada, feita em tecido sintético.
Botões e chaves do guidão, manoplas e espelhos retrovisores podem perder a cor original quando expostos ao sol por longos períodos. Se o material for de má qualidade, é ainda pior: botões como os de farol e luz de seta podem até trincar.
Fuja desse aborrecimento evitando que sua moto fique muito tempo exposta ao sol. Outra dica é hidratar as peças com silicone líquido, que ajuda a evitar ressecamento.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários