Eletromobilidade será tema do evento Parque da Mobilidade Urbana

Buscando sugestões para:


Eletromobilidade será tema do evento Parque da Mobilidade Urbana

Por: . 30/03/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Connected Smart Cities

Eletromobilidade será tema do evento Parque da Mobilidade Urbana

Parceria entre Mobilidade Estadão e Connected Smart Cities realiza encontro, entre os dias 23 e 25 de junho, em São Paulo, para debater as diversas formas de deslocamento das pessoas nas cidades

3 minutos, 35 segundos de leitura

30/03/2022

Veículos autônomos serão um dos temas em debate. Foto: Getty Images

Discutir as garantias de deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa é o propósito do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), que irá acontecer entre 23 e 25 de junho de 2022 no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O evento, realizado pelo Mobilidade Estadão em parceria com o Connected Smart Cities, tem como objetivo promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva, por meio de discussões, troca de informações e experiências.

Um dos temas a serem discutidos será a eletromobilidade, que, no Brasil, vem crescendo rapidamente nos últimos meses. “Mais do que oferecer infraestrutura de recarga, queremos impulsionar esse ecossistema, construindo parcerias com os players da cadeia de valor do mercado, para oferecer aos clientes a possibilidade de ter uso eficiente e inteligente de energia em qualquer lugar e a qualquer momento, proporcionando liberdade de escolha”, diz  Carlos Eduardo Cardoso, diretor de e-City da Enel X Brasil, um dos patrocinadores do evento.  

Tecnologia e mobilidade

Debater a mobilidade urbana é urgente e relevante, pois todos se deslocam de diferentes maneiras, o que gera um enorme impacto sobre a economia global. Até 2030, o mercado mundial de mobilidade vai crescer cerca de 75%, segundo dados do Oliver Wyman Fórum, saindo de US$ 14,9 trilhões, em 2017, para US$ 26,6 trilhões, em 2030.

“O cenário nos mostra que o cidadão busca cada vez mais uma mobilidade fluida e quer ter poder de escolha sobre como se locomover. Nas cidades, a tecnologia tem impulsionado o desenvolvimento de todo tipo de solução de mobilidade, das vagas inteligentes ao pagamento automático de drive-thru. Temos apps cada vez mais amigáveis, com facilidades que vão desde o apoio ao caminhoneiro, até tecnologias de geolocalização que traçam itinerários de ônibus e ajudam o cidadão na decisão de rota”, comenta André Turquetto, diretor geral da Veloe, outra patrocinadora do PMU.

O PMU terá espaços para experiências e discussões sobre diversas formas de mobilidade

Disruptiva

Arena para demonstrar como se utilizam drones e veículos autônomos. O visitante ainda poderá soltar a imaginação com a realidade virtual. Inovações, tecnologias e tendências impulsionam mudanças significativas na mobilidade urbana.

Sustentável

O foco será priorizar discussões sobre transporte coletivo e mobilidade elétrica. O objetivo é incentivar a mobilidade ativa e discutir a ampliação da infraestrutura cicloviária. Está prevista ainda exposição e test-drive com carros elétricos, demonstração sobre como carregar o veículo, locais para carregamento, além de test-ride com bicicletas, patinetes, scooter e motos elétricas e apresentação das cidades com maior infraestrutura de mobilidade elétrica no Brasil. As experiências serão conduzidas de forma colaborativa pela Ucorp Mobilidade, startup de soluções focada em veículos elétricos.

Inclusiva

Discussões sobre o acesso aos espaços e serviços públicos urbanos. Além de um mural fotográfico, haverá debates sobre mobilidade do pedestre com a promoção da mobilidade segura para as pessoas, mobilidade urbana e segura para as mulheres, mobilidade urbana inclusiva para deficientes físicos e a apresentação dos jovens participantes da websérie Me Dá uma Chance, apresentada no Summit Mobilidade Urbana do Estadão, em maio do ano passado.

Logística Inteligente Urbana

O PMU reserva também espaço para discutir o impacto do delivery e do e-commerce para a mobilidade urbana, incluindo temas como logística inteligente e integrada de cargas, segurança dos motoristas e multimodalidade nas cidades. Um espaço interativo dos aplicativos de delivery e de e-commerce irá funcionar no local, além de um espaço de logística urbana e gestão de frotas.

Experiência Multimodal

Este espaço será a experiência multimodal mais concreta que os participantes poderão acessar. Todos devem se inscrever pelo site e dizer como é possível chegar ao Parque (no Memorial da América Latina) utilizando, no mínimo, três modais, preferencialmente, compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo. Ao final, os participantes ganharão um presente exclusivo da organização do evento.

Quando: de 23 a 25 de junho

Onde: Memorial da América Latina, em São Paulo

Para saber mais, acesse: https://parquedamobilidadeurbana.com.br

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login