Motorista 5 estrelas: dicas de quem dirige no transporte por app
Atitudes ‘básicas’, como cordialidade e limpeza do carro, ajudam a subir de nota, além de outras posturas relacionadas à segurança e à empatia
Para quem atua como motorista de aplicativo, obter a pontuação máxima na avaliação dos usuários significa, além de um reconhecimento do seu trabalho, ter a preferência dos passageiros e conquistar ganhos maiores.
Para chegar nesse patamar, os profissionais precisam observar vários aspectos, sendo entre os fundamentais as condições do carro, do próprio profissional, a educação no contato com os usuários. Mas, existem outros fatores, confira!
Zelar pela segurança de todos — Para Jessica dos Santos Fonseca, 34 anos, que dirige por aplicativo desde 2018, estar atenta a todas as situações que resultam em notas altas dadas é questão de adotar os hábitos certos. “Depois de incluir certas atitudes no seu dia a dia, o processo fica natural”, revela.
Ter educação e atenção no relacionamento com o passageiro, de acordo com ela, precisam figurar em primeiro lugar. “Então, é importante cumprimentar a pessoa, conferir seu nome e destino e perguntar se há um caminho de preferência”, conta.
Jessica recomenda lembrar aos passageiros algo fundamental: o uso do cinto de segurança. Sempre. “Muitas vezes eles esquecem. E as pessoas não se sentem mal com a cobrança. Pelo contrário: até valorizam minha preocupação com a segurança.”
Tudo em ordem — A forma de conduzir o carro também faz muita diferença na satisfação de quem opta pelo transporte por aplicativo. “Tem que dirigir de forma defensiva, respeitando o limite de velocidade, os faróis e sempre parar na faixa de pedestre. Isso é básico. Ser prudente nos ajuda muito no dia a dia e, também, na nossa pontuação”, explica. Estar com o veículo ‘em dia’, seja em relação à limpeza e estética, ou mesmo a manutenção, também contam pontos, segundo Jessica.
A limpeza é um desafio diário: com mais de 20 pessoas entrando e saindo todos os dias do carro, manter os tapetes limpos e nas posições corretas é uma tarefa constante. “Tenho uma escovinha que uso para a higienização e sempre fico de olho, principalmente nos dias chuvosos. Uso um borrifador para o carro ficar cheiroso. E o fato do meu veículo estar com a funilaria em perfeito estado também conta”, revela.
A manutenção – ou a falta dela – também é notada pelos usuários. “Se o carro está com o amortecedor ruim e está balançando muito, ou qualquer outro problema, pode ter impacto na nota. É uma questão de segurança, tem que estar tudo em ordem mesmo”, observa Jessica.
Respeito e empatia — Jessica conta que só conversa com quando há abertura. “Essa é uma regra muito importante: respeitar o espaço dos demais. Percebo que quem tem empatia neste trabalho acaba se destacando, porque não é todo mundo que consegue se colocar no lugar do outro”, observa.
Como exemplo, ela cita corridas em que as pessoas estão com crianças de colo ou mesmo idosos, que enfrentam algum contratempo para o embarque. “Sempre desço para ajudar, às vezes é uma mãe com bebê e sua mala, mas pode ser uma pessoa com dificuldade para andar.”
Ela disse que nunca se esquece de uma senhora que contou ter esperado muito tempo antes porque cinco motoristas haviam cancelado a corrida. “A ajudei a embarcar e a desembarcar porque, no futuro, podemos passar por isso também”, conta.
Outro profissional que conquistou a pontuação máxima, ou cinco estrelas da 99, é Leo Tubosaka, 54 anos, que há cinco anos dirige por meio da plataforma. Em sua rotina, ele também ressalta a importância da educação.
“Dar bom dia, boa tarde ou boa noite é fundamental. No momento em que o cliente embarca, também costumo checar o destino, pois não é incomum estar errado e isso evita muitos problemas para todo mundo”, afirma.
Para ajudar na limpeza, desafio comum a todos os profissionais, Leo não abre mão de um aspirador portátil, o que ajuda muito. Ele ainda destaca a importância de respeitar o momento de quem está no banco de trás. “Gosto de conversar, mas temos que deixar as pessoas à vontade. Até o som deixo desligado e só ligo se me pedirem. Agora, se o passageiro já entrar no carro puxando papo, aí sei que a conversa vai fluir bem”, revela.
COMO SUBIR DE NOTA
Com base na experiência de diversos motoristas, a 99 preparou algumas recomendações para que os parceiros possam oferecer um atendimento cada vez melhor, alcançando, dessa forma, notas mais altas. Confira quais são elas
• Ser gentil: cumprimente os clientes e mantenha o bom humor; disponibilize carregadores para celular e ofereça água e balas;
• Facilitar o pagamento: se aceitar corridas em dinheiro, tenha sempre troco: sempre R$ 50 em notas de R$ 5 e R$ 2 e R$ 10 e trocados em moedas. E, se o pagamento for via maquininha, mantenha-a ligada e conectada;
• Para chegar ao destino: cheque sempre com o passageiro o endereço de desembarque. Para chegar lá use GPS, mas é fundamental perguntar se o cliente tem um caminho de preferência;
• Tornar o trajeto ainda mais agradável: pergunte se passageiro aprecia a rádio sintonizada e o volume ou se ele quer alguma outra;
• Manter o carro limpo: existem lava-rápidos com preços diferenciados para motoristas de aplicativo
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