40 anos do título de Alencar Jr.
Um piloto fora do eixo que encarou os gigantes
Há números relevantes que nem sempre são percebidos e nos acostumamos a avaliar e validar desempenhos baseados em vitórias e títulos. No entanto, há fatos escondidos nas estatísticas que demonstram as incríveis capacidades de pilotos, que nem sempre estiveram sob os holofotes mais fortes.
É o caso do goiano Olímpio Alencar Júnior, ou, simplesmente, Alencar Jr., como sempre foi e é conhecido no meio automobilístico. Até hoje, ele ostenta índices de efetividade incríveis. Em comparação com outros campeões da Stock Car, ainda mantém o terceiro lugar no percentual de vitórias conquistadas (16%), em presença no pódio (29,9%) e o quarto melhor em melhores voltas (9,2%).
Mas em que se destacou mesmo foi naquele que é considerado o momento ápice do automobilismo, a pole position, quesito no qual se coloca em primeiro lugar (com 21,8%), em comparação a Ingo Hoffmann (18,4%), Cacá Bueno (11,3%), Paulo Gomes (10,1%), Chico e Daniel Serra (10,2% e 4,8%) e Ricardo Maurício (6,6%), que, juntos do goiano, somam 31 títulos.
Seu Chevrolet Opala número 3 estava entre os dez que compuseram o primeiro grid da história da categoria, no distante 22 de abril de 1979, no circuito gaúcho de Tarumã, localizado em Viamão (RS), na região metropolitana de Porto Alegre. Apenas 7 pontos separaram o campeão, Paulo Gomes, do vice daquele ano, exatamente Alencar Jr., que, no início de sua carreira, já demonstrava que vinha para incomodar os grandes, mesmo com uma estrutura bem mais humilde do que a de seus concorrentes.
A alta competitividade, marca atual da Stock Car Pro Series, sempre foi a tônica da categoria. Para ter uma ideia, o título de 1980 foi decidido por 1 ponto. O de 1981, por 3. O de 1982, novamente por apenas 1 ponto, exatamente o que deu o título de Alencar Jr., em 4 de dezembro, na disputadíssima final em Interlagos (SP), quando venceu a etapa por apenas 160 milésimos de segundo de vantagem sobre o segundo colocado, Wilson Fittipaldi Jr.
“Depois de dois vices, fui campeão com muita dificuldade, pois era o único piloto fora do eixo Rio-São Paulo. Para ser campeão, eu precisava vencer quatro provas na segunda metade do campeonato e fazer poles e melhores voltas, que também valiam pontos. Acreditei e consegui. A final foi a corrida mais emocionante da minha vida, pois eu precisava fazer a pole, vencer e registrar a melhor volta, além de que o Paulo Gomes só podia chegar até o oitavo – o que aconteceu”, relembra Alencar Jr., de 70 anos, grato às pessoas que o ajudaram naquela conquista.
Justa homenagem
Quarenta anos depois de alcançar o Olimpo no automobilismo nacional, Alencar Jr. foi homenageado pela comunidade da Stock Car, na etapa recente disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), em razão dos grandes feitos ao longo da sua trajetória e por ser, até hoje, o único piloto nascido em Goiás a ter conquistado o título daquela que se tornou a principal categoria do esporte a motor na América do Sul.
Atualmente administrando suas fazendas, Alencar Jr. não escondeu a satisfação com a homenagem recebida da Vicar e da comunidade da Stock Car. “É motivo de grande felicidade ser lembrado. Infelizmente, o brasileiro não valoriza muito a história. Ser lembrado por esse feito, que completa 40 anos, é algo que me alegra muito.”
Alencar Jr. Pilotou, na Stock Car, até 1987. Seus números são bastante relevantes: em 87 provas disputadas, foram 14 vitórias, 26 pódios, 19 poles e 8 voltas mais rápidas. Depois, o goiano competiu na F3 Sul-Americana, por três anos, venceu o Grand Prix de Miami, na categoria Turismo, e, em 2005, sagrou-se campeão internacional do Trofeo Maserati, sendo dono do título brasileiro da competição, no ano seguinte, escrevendo, assim, uma das páginas mais bonitas do automobilismo nacional.
Stock Car resgata sua história
Engajamento dos ídolos do passado é marca da atual gestão
Três dos maiores nomes da história da Stock Car, Chico Serra, Ingo Hoffmann e Paulo Gomes, também estiveram no autódromo de Goiânia (GO), promovendo o encontro dos convidados do Grupo Universal Automotive, com as Lendas da Stock Car, tanto na pista como também fora delas.
Doze vezes campeão da categoria, Hoffmann acelerou fundo o Stock Car para levantar a adrenalina dos convidados. Ingo Hoffmann, inclusive, segue como o maior vencedor da história do circuito goiano, com 12 triunfos.
André Belfort, CEO do Grupo Universal, ressaltou a importância da ação. “É a oportunidade de trazer os nossos parceiros e o público em geral mais próximo do ambiente da Stock Car. Estamos muito felizes com o sucesso da nossa parceria com as Lendas da Stock Car”, comemorou.
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