Como pagar passagem de ônibus com QR Code em São Paulo
Passageiro deve baixar um aplicativo no smartphone para ter acesso à função
Em São Paulo, já é possível pagar a passagem de ônibus com QR Code. Em primeiro lugar, o passageiro deve baixar um aplicativo no smartphone. Assim, já consegue ter acesso à função.
O próximo passo é fazer um cadastro. Depois, o passageiro deve comprar créditos, que são as passagens.
Em seguida, o aplicativo já gera o QR Code, que o validador do ônibus lê. Portanto, o passageiro usa o próprio celular para fazer o pagamento.
Assim, o QR Code permite que o passageiro realize uma viagem a cada tarifa paga, segundo a SPTrans. Hoje, o valor está em R$ 4,40.
Com a tecnologia, o objetivo é atender passageiros eventuais, como turistas, que não têm o Bilhete Único para realizar a integração. Além disso, quem está sem crédito no bilhete ou mesmo esqueceu de levar dinheiro para pagar sua viagem pode embarcar.
O sistema de geração de QR Code foi desenvolvido pela empresa UPM2, que administra o aplicativo SP PASS.
A SPTrans disponibilizou um passo a passo para pagamento da tarifa por QR Code no site oficial sobre o tema.
Fase de testes
Embora a opção já esteja disponível ao passageiro, pagar a passagem de ônibus com QR Code em São Paulo é uma medida ainda em fase de testes.
Deste modo, o projeto, ainda piloto, serve para que a SPTrans faça avaliações, ajustes e alterações necessárias no sistema para posterior ampliação.
Assim, desde outubro de 2021, essa forma de pagamento já pode ser feita em coletivos da linha 4031/10 Pq. Santa Madalena – Metrô Tamanduateí.
Atualmente, são 13 linhas com a opção de pagamento por QR Code:
4031-10 Pq. Sta. Madalena – Metrô Tamanduateí
736G-10 Jd. Ingá – Shop. Morumbi
746H-10 Jd. Jaqueline – Santo Amaro
8026-10 Jd. Ingá – Term. Vila Sônia
746C-10 Jd. Taboão – Santo Amaro
7002-10 Jd. Rosa Maria – Hospital das Clínicas
7040-10 Paraisópolis – Pinheiros
7040-21 Paraisópolis – Pinheiros
736I-10 Jardim Ingá – Santo Amaro
736I-21 Jardim Ingá – Metrô Vila das Belezas
8025-10 Jardim Rosa Maria – Terminal Vila Sônia
8038-10 Parque Continental – Lapa
N837-11 Terminal João Dias – CDHU Butantã
Integração
De acordo com a SPTrans, nesta fase do projeto experimental não haverá a integração tarifária com outros ônibus ou com os sistemas de trilhos. Portanto, quem precisa integrar os modais deve optar pela emissão do Bilhete Único.
Além disso, no caso o QR Code, no aplicativo terá a cobrança do valor integral da tarifa vigente, R$ 4,40. Depois do Projeto Experimental, a SPTrans avaliará e tomará as ações necessárias para manter o sistema tecnológico do transporte público atualizado.
Ou seja, estudantes ainda não podem pagar meia tarifa com o QR Code. Também não é possível obter outros descontos ou gratuidade por meio desta tecnologia.
A SPTrans disponibiliza o e-mail qrcode@sptrans.com.br para atender aos usuários que possuam dúvidas ou tenham dificuldades com o uso do QR Code paga pagar a tarifa de ônibus.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários