Metrô de Buenos Aires eleva o preço da passagem; em junho haverá outro aumento
Valor da passagem mais do que dobrou, confira os novos custos
O governo de Buenos Aires mais do que quadruplicou o valor da passagem de metrô na cidade nessa última sexta (17 de maio). O preço do bilhete saltou de 125 para 574 pesos (cerca de R$ 3,32) após uma queda de braço na Justiça. A elevação do valor é reflexo da retirada do congelamento de preços que o transporte da capital mantinha.
A juíza Elena Liberatori na quarta-feira (15 de maio) tinha impedido o aumento no preço da passagem por falta de transparência nos estudos feitos pela companhia de metrô para definir o novo valor. No entanto, a mesma juíza autorizou a elevação da tarifa na sexta após a receber a documentação que mostra a metodologia dos cálculos.
Os aumentos no preço da passagem de metrô não devem parar nesse valor. Em 1.o de junho o valor do bilhete deve subir para 650 pesos. Em agosto, deve saltar novamente para 757 pesos. Por fim, será aplicada tarifa diferenciada, quem tiver cartão cadastrado pagará 757 pesos pelo metrô, quem não tiver, 859,07 pesos.
Leia também: China desenvolve trem que pode chegar a até 4 mil km por hora
Benefícios para certos grupos
Apesar dos aumentos na passagem, aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, transplantados e estudantes do ensino fundamental e médio ainda continuarão com benefícios e poderão viajar de graça.
Ao mesmo tempo, um sistema de descontos para usuários frequentes também estará em vigor. Por meio deste, um número maior de viagens renderá mais descontos.
Por exemplo: ao fazer 20 vezes por mês, um passageiro terá 20% de desconto a partir da 21ª viagem; quem faz 30 viagens, terá 30% de desconto na 31ª; e assim por diante.
O metrô de Buenos Aires
O sistema de metrô de Buenos Aires começou a operar em 1913 e é o mais antigo do hemisfério Sul e de toda a América Latina. Com 7 linhas e 56 km de cobertura, o metrô transporta 1,38 milhão de passageiros por dia.
Esses números podem parecer pequenos perto dos 5 milhões de passageiros e 104 km de trilhos do metrô de São Paulo. No entanto, vale lembrar que Buenos Aires conta com apenas 3 milhões de habitantes, enquanto a capital paulista possui 12 milhões.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários