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10 propostas de Ricardo Nunes (MDB) para melhorar a mobilidade urbana de São Paulo

Por: Fellipe Gualberto . Há 5h
Mobilidade para quê?

10 propostas de Ricardo Nunes (MDB) para melhorar a mobilidade urbana de São Paulo

Candidato se compromete a dar início à descarbonização da frota de táxis da capital paulista

4 minutos, 54 segundos de leitura

17/10/2024

Por: Fellipe Gualberto

Concorrente à prefeitura de São Paulo tem propostas para mobilidade ativa, transporte público e para motoristas. Foto: Divulgação/X Ricardo Nunes

Os paulistanos irão às urnas no dia 27 de outubro para votar no segundo turno das eleições municipais. Dentre os candidatos à prefeitura, está Ricardo Nunes (MDB), o atual prefeito da capital paulista. Quando o tema é mobilidade urbana, Ricardo Nunes aposta na expansão de programas atuais, como a faixa azul, e novas iniciativas, como a implantação de VLT (veículo leve sobre trilhos).

Leia também: 10 propostas de Guilherme Boulos para melhorar a mobilidade urbana de São Paulo

Confira 10 das propostas do concorrente e conheça alguns dos planos de Ricardo Nunes para a Prefeitura de São Paulo.

1. Descarbonização dos táxis e transportes escolares

Em seu plano de governo, Ricardo Nunes cita a descarbonização como uma das prioridades. A novidade está no fato de o candidato abordar outros modais além dos ônibus. “Incentivaremos a descarbonização da frota vinculada aos serviços autorizados de táxis e transporte escolares”, afirma.

O documento explica que a prefeitura fornecerá incentivos para a substituição da frota de transporte escolar por veículos que usam combustíveis “limpos”. “Buscaremos a integração da eletricidade, biometano e hidrogênio de baixo carbono como fontes sustentáveis de energia para veículos”.

2. Descarbonização dos ônibus

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 424 ônibus elétricos, sendo que 201 destes são trólebus e 223 unidades são veículos com baterias embutidas. Vale lembrar que a meta para 2024 era substituir pelo menos 20% da frota, equivalente a 2.600 unidades. Ou seja, a realidade ficou bem abaixo da meta.

Em seu plano de governo, Nunes afirma que continuará “com a substituição da frota a diesel por veículos não poluentes, buscando um transporte mais limpo e eficiente”. O candidato não impõe novas metas ou prazos.

3. Novos modais

O VLT no centro de São Paulo é uma das propostas. O modal seria parte do PIU (Plano de Integração Urbana ) Central. De acordo com o candidato: “Implantaremos um sistema de Veículo Leve sob Trilhos (VLT) focado na integração de diferentes modais que atendem a região central da cidade”.

O plano de governo ainda afirma que, caso vencedor, Nunes continuará “implementando alternativas de transporte inovadoras e sustentáveis, como a expansão do Aquático SP para as regiões das represas Billings e Guarapiranga”.

4. Expansão das ciclovias

A cidade de São Paulo possui 743 km de estruturas cicloviárias, a maior malha do Brasil. No entanto, o número ainda está distante dos 1.000 km de ciclovias e ciclorotas que eram prometidas pela Prefeitura até o final de 2024.

Dentre suas propostas, Nunes cita a “expansão da rede de ciclovias, incentivando a mobilidade ativa, com obras como a Ciclo-passarela Bernardo Goldfarb sobre o Rio Pinheiros”.

5. Expansão da Faixa Azul

Em primeiro lugar, o candidato deseja atingir 200 km de Faixa Azul, vias exclusivas para motos, até o final do ano. Vale ressaltar que, atualmente, São Paulo conta com 145 km de vias especiais para motociclistas.

Por fim, em um possível futuro governo, Nunes se compromete com a meta de 400 km de Faixa Azul. Ao mesmo tempo, o candidato também cita a criação de programas “priorizando a segurança viária, e veicularemos campanhas educativas para pedestres, ciclistas e motociclistas”.

6. Expansão da rede de BRT

Em seu plano de governo, Ricardo Nunes afirma que “concluiremos oito novos corredores de ônibus e BRTs, tal como o BRT Radial Leste e iniciaremos obras em mais seis novos corredores de BRTs”. No entanto, o candidato não especifica quais são os corredores que serão construídos.

7. Marginais e pontes

Em primeiro lugar, o candidato se compromete a realizar vistorias e recuperar pontes, viadutos, passarelas e túneis de São Paulo. De acordo com o documento, esse trabalho já está sendo feito na atual gestão do prefeito.

Ao mesmo tempo, Nunes também se compromete com “obras de duplicação de avenidas, novas pontes e construção de novas vias, tal qual a extensão da Marginal Pinheiros, visando melhorar o trânsito de veículos e reduzir os congestionamentos”.

8. Mobilidade ativa

Quando o tema é mobilidade ativa, o plano de governo de Ricardo Nunes se limita a afirmar que o candidato continuará “a investir na requalificação de calçadas e calçadões”.

Por fim, o documento reforça, em outro trecho, que “especial atenção será dada para projetos de caminhabilidade (calçadas) que favoreçam de forma segura, a circulação dos idosos, das crianças e das mulheres”.

9. Novos terminais

As propostas de mobilidade urbana de Ricardo Nunes também incluem terminais de ônibus. De acordo com o plano de governo, “daremos também prosseguimento a construção de novos Terminais de Integração de Ônibus e faremos a Concessão dos Terminais do Bloco Leste, que prevê a requalificação e modernização”.

O objetivo, segundo o documento, seria favorecer “a integração com a rede metro-ferroviária e cicloviária, além de reforçar a integração urbana desses equipamentos públicos com a comunidade e a cidade”.

Ainda sobre ônibus, vale ressaltar que o plano de governo de Nunes não fala sobre a continuidade ou expansão da Tarifa Zero na capital. O documento se limita a afirmar que “O Domingão Tarifa Zero, com ônibus municipais gratuitos aos domingos, transportou até o momento cerca de 100 milhões de pessoas, incentivando o uso do transporte público”.

10. Fiscalização do transporte público

Por fim, o plano de governo também prevê a “modernização do sistema de planejamento, gestão, fiscalização e monitoramento do sistema de transporte público”. Apesar de não descrever com detalhes, a proposta visa, segundo o documento, tornar o sistema de transporte público “mais acessível, seguro, eficiente e transparente para o usuário”.

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