Rodízio de carros em São Paulo vai funcionar no feriado de Páscoa e Tiradentes?
Saiba como fica o rodízio de veículos em SP, que limita a circulação de certas placas, nesse feriado

O rodízio de veículos na capital paulista estará suspenso nos dois dias de feriado, na Sexta-feira Santa, 18, véspera da Páscoa, e no Dia de Tiradentes, 21, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da Prefeitura de São Paulo. Assim, não haverá restrições para circulação de automóveis, independente da placa.
Além disso, as faixas exclusivas para ônibus também estarão liberadas para todos os tipos de veículos nestes dois dias.
Leia também: Pedágio urbano de Nova York deve acabar. ‘Vida longa ao rei’, disse Trump
Rodízio no feriado
Com muita gente entrando e saindo da cidade no feriadão, a previsão é de tráfego intenso. Nesse sentido, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) estima que 5 milhões de veículos circulem nas rodovias estaduais.
A mudança nas regras de circulação dentro da capital paulista vale também para caminhões e fretados. Assim, na sexta e segunda-feira, não haverá rodízio de veículos pesados (caminhões), nem as restrições das Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF). Mas atenção porque, no sábado, a ZMRC funciona das 10h às 14h.
Como funciona o rodízio de carros em São Paulo?
A restrição da circulação é delimitada nas ruas e vias da cidade pertencentes ao Centro Expandido, bairros que estão em volta do centro histórico, como, por exemplo, a Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Vila Leopoldina, Barra Funda, Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Moema e Ipiranga. Veja o mapa.

O rodízio funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, no período da manhã, e das 17h às 20h, no período da tarde. Conforme o final da placa, cada automóvel (mesmo aquele registrado em outro município) não pode circular no centro expandido em um dos dias na semana. Aos finais de semana, no entanto, a circulação é permitida para todos.
Quais os finais das placas no rodízio de carros em São Paulo?
- Segunda-feira: placas com finais 1 e 2,
- Terça-feira: placas com finais 3 e 4,
- Quarta-feira: placas com finais 5 e 6,
- Quinta-feira: placas com finais 7 e 8,
- Sexta-feira: placas com finais 9 e 0.
O que acontece se não seguir o rodízio de carros em São Paulo?
Caso seja flagrado circulando no centro expandido durante o rodízio, o motorista leva infração média, o que significa arcar com multa de R$ 130,16, e, além disso, levar quatro pontos na carteira. A legislação prevê que alguns carros estão isentos, mas é necessário um cadastro prévio no site da Prefeitura. Tem direito ao benefício médicos, táxis, transportadoras e afins. Além disso, se você foi multado em uma emergência durante o rodízio, como a caminho de uma urgência médica, pode recorrer da multa.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários