Ônibus de Belém têm tarifa zero aos domingos

Buscando sugestões para:


Conheça o ‘geladão’, nova frota de ônibus de Belém com tarifa zero aos domingos

Por: Isabel Lima . Há 4 dias

Publicidade

Meios de Transporte

Conheça o ‘geladão’, nova frota de ônibus de Belém com tarifa zero aos domingos

Ônibus oferecem Wi-Fi e ar-condicionado para a população; nova frota deve auxiliar transporte urbano durante a COP-30

2 minutos, 56 segundos de leitura

18/04/2025

"Geladão" são os novos ônibus elétricos da Região Metropolitana de Belém, Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém.

Há cerca de sete meses da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), Belém (PA) intensifica os esforços para preparar a cidade para o grande evento. Em 14 de abril, 300 ônibus com tecnologia de redução de gases poluentes foram entregues pela prefeitura e Governo do Pará

Leia também: COP 30: Região metropolitana de Belém recebe investimento milionário para ampliar frota de ônibus

De modelo euro6, com Wi-Fi, dispositivos de acessibilidade e GPS, o “geladão”, nome dado ao ônibus, entrou em operação. Conforme a prefeitura da cidade, a meta é trocar uma frota de mil ônibus pela opção. “Esse processo deve ser continuado à medida que a saúde financeira do sistema for recuperada, com a vigência dos incentivos fiscais disponibilizados pelo governo do Estado e prefeitura”, informou a nota publicada pelo excecutivo da capital paraense. 

Além do modelo que já está em circulação, cinco modelos passam pela contratualização para serem operados por empresas do sistema.

Para acessar o transporte público, a prefeitura ainda desenvolve um aplicativo de bilhetagem digital e acompanhamento dos trajetos dos veículos em tempo real. O serviço será compatível com todos os modelos de ônibus da Região Metropolitana de Belém. 

Ônibus Euro6 são o fim dos cobradores?

De acordo com a prefeitura, os novos veículos não contam com cobradores, porém, o serviço da compra de passagem embarcada com dinheiro continua na frota antiga. Com a tecnologia do aplicativo, o dinheiro físico deve sumir e abrir espaço para embarques mais rápidos, acredita a prefeitura. 

Leia também: COP30: Belém (PA) recebe 40 ônibus elétricos para reduzir emissões do transporte público

Ônibus com tarifa zero?

Atualmente, a tarifa de ônibus está em R$ 4,60, seja no dinheiro ou cartões digitais, como o vale-transporte e Passe Fácil. Porém, aos domingos e feriados, a tarifa será zero. Conforme a prefeitura, esse o pagamento do subsídio ocorre segundo os quilômetros rodados. A fiscalização desse sistema conta com o sistema de GPS do ônibus e a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel).

A medida já está em vigor e beneficia milhares de usuários, atendendo os municípios de Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara. Isso ocorre, pois as cidades integram os itinerários da Região Metropolitana de Belém operados pelas empresas vinculadas ao Setransbel (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém). Aliás, a linha urbana Mosqueiro/São Brás também está contemplada na tarifa zero.

Toda frota de Belém será menos poluente?

Conforme a prefeitura, a substituição gradativa dos veículos antigos está prevista dentro de um plano de modernização. Entretanto, a nota publicada pelo órgão frisa a precarização de anos do transporte público da região.

Esses novos ônibus vão trabalhar na COP-30?

Em resposta aos pedidos de informação do Mobilidade Estadão, a prefeitura informou que constrói um plano de mobilidade com o governo federal e estadual. A ideia é organização o transporte durante a COP-30, que ocorre em novembro. Além da frota da cidade, outros ônibus devem chegar em Belém exclusivamente para o evento. 

Leia também: Tarifa zero: 27 milhões de pessoas já usaram ônibus de graça em São Caetano do Sul

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login